Os preços do leite UHT e do queijo muçarela tiveram pequena queda na última semana no mercado atacadista de São Paulo. O leite em pó fracionado registrou preços estáveis, com baixos estoques industriais. As negociações entre a indústria e o varejo endureceram.
O varejo tenta recuperar parte das margens que perdeu nos últimos meses, enquanto a indústria busca escoar a produção, mantendo o mínimo de estoques. Como os preços perderam força nas últimas semanas, a parte compradora, no caso os varejistas, aumenta seu poder de barganha.
Ao longo de setembro houve queda de 16 centavos no litro de leite UHT e de 45 centavos no quilo de queijo muçarela. O Spot também registrou queda na última quinzena. De todo modo, os níveis de preços seguem em patamares historicamente mais elevados.
As importações de leite e derivados continuam aumentando, com valor médio diário de setembro 26% acima de agosto e 52% acima de setembro do ano passado. No mercado de insumos, milho e farelo de soja seguem com preços firmes, exportações crescentes e demanda interna boa nos setores de leite e carnes.
Os traders continuam demandando o grão e os produtores retendo a oferta. A atenção neste momento se volta para o clima, com previsão de muito calor e chuvas abaixo do normal nas duas primeiras semanas de outubro, o que pode prejudicar o plantio da safra de verão e, consequentemente, da safrinha 2021.