24/08/2020 às 08h43min - Atualizada em 24/08/2020 às 08h43min

Treinamento on-line sobre uso de plataformas digitais para comercialização de produtos rurais

Curso oferecido pela Secretaria de Agricultura de SP ensina novos caminhos para produtor chegar ao cliente final

Redação com assessoria
Secretaria de Agricultura SP

-
O impacto da pandemia da Covid-19 trouxe ao produtor rural a necessidade de buscar a abertura de novos canais de comercialização ao mesmo tempo em que consumidores, comerciantes e compradores também procuram por alternativas na aquisição de gêneros alimentícios.

As plataformas digitais surgem como ferramentas capazes de fazer a ligação entre a oferta e a demanda por alimentos, atendendo, assim, a necessidade desses diferentes grupos. “O objetivo desse evento é informar sobre as plataformas digitais e as possibilidades que as mesmas oferecem para dar suporte à comercialização da produção rural”, explicam Rolando Salomão, diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional Barretos, e Diego Barrozo, assistente de planejamento da Regional, ambos responsáveis pelo treinamento que será oferecido.

Serão abordadas cinco plataformas digitais: “Plataformas Digitais SAA”, pela coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Juliana Cardoso; “Pertinho de Casa”, por Luiz Felipe Cavallari, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Cultivando Negócios, por Clóvis Etto, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); Mercado CNA/Senar (Confederação Nacional da Agricultura/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por Wilson Brandão; e o aplicativo Matchfood, de Ribeirão Preto, por Francisco Mar.

Para participar, é necessário fazer a inscrição antecipada utilizando este link. O treinamento gratuito é dirigido aos produtores, às organizações rurais, comerciantes, consumidores, técnicos, e rede de extensionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal YouTube da CDRS (youtube.com/c/CDRSagricultura), estando também disponíveis após o evento. “Porém, fazer a inscrição e participar é importante para tirar as dúvidas, fazer esclarecimentos, verificar as melhores plataformas para o seu negócio”, esclarece Diego Barrozo.

A abertura será feita pelo coordenador da CDRS, engenheiro agrônomo José Luiz Fontes, que acredita que muitas das novas formas de comercialização serão utilizadas mesmo no pós-pandemia. “Estamos todos aprendendo novas tecnologias digitais e tendo acesso a formas alternativas de comercialização e é importante que tanto os extensionistas e técnicos da Secretaria em geral estejam capacitados a repassar conhecimentos aos produtores rurais e seus grupos, como associações e cooperativas, quanto os próprios produtores, como forma de se manterem na atividade e até aumentarem suas chances de comercialização. Muitos, inclusive, já estão tendo resultados positivos exatamente pelo fato de terem, rapidamente, se adequado a estes novos tempos”, alerta Fontes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.3%
5.2%
8.5%
3.8%
8.5%
31.9%
6.6%
10.8%
3.8%
2.8%
4.2%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp