23/07/2020 às 17h18min - Atualizada em 23/07/2020 às 17h18min

Ventos deixam nuvem de gafanhotos a 90 km do Brasil

A nuvem de gafanhoto está se aproximando de Barra do Quaraí-RS, governo preparou 400 aviões para combater a praga

Redação com assessoria
Mapa
-
A mudança na direção do vento no local, fez a nuvem de gafanhotos que está na Argentina voar quase 10 km e está a 90 km da fronteira com o Brasil, nesta quinta-feira (23). A aproximação é equivalente a distância entre Porto Alegre e Nova Petrópolis, na Região Metropolitana.

Imagem feitas do lado argentino mostram a nuvem se alimentando em uma lavoura. Os gafanhotos comem plantas e dão preferência para folhas bem verdes, principalmente milho, trilho, soja e pastagens para o gado.

Especialistas estimam que cerca de 40 milhões de gafanhotos devoram o equivalente a alimentação de 2 mil vacas em um dia. A nuvem que ameaça chegar ao Brasil é 10 vezes maior, ou seja, tem potencial para devorar o que 20 mil vacas comeriam por dia.

O governo do Rio Grande do Sul se prepara para a possível chegada de uma nuvem de gafanhotos ao estado. O plano de combate aos insetos pode contar até, caso necessário, com cerca de 400 aviões para aplicar o agrotóxico contra a nuvem. Cerca de 70 aeronaves, usadas para aplicação de inseticidas, já estão prontas para uso.

A medida é possível devido a 
declaração de emergência fitossanitária, feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no RS e em SC. Os aviões deverão aplicar inseticidas que nunca foram usados no Brasil e que agora são permitidos.

 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp