15/07/2020 às 09h55min - Atualizada em 15/07/2020 às 09h55min

Trocar a rainha pode aumentar a produção em 200% - com manual para troca da rainha

Tecnologia ajudou a aumentar as colmeias com a introdução de novas rainhas

Redação com assessoria
Epagri SC
A abelha rainha tem a função primordial de reprodução na colmeia. Quando envelhece, essa capacidade cai, afetando o rendimento e a produção de mel. Uma tecnologia desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) ajuda na substituição das abelhas rainhas. 
 

Nas doze mil colméias, de 3 mil produtores, onde o trabalho foi realizado no ano passado o incremento foi de 64 toneladas de mel. O volume a mais equivale a R$932 mil.

Os estudos mostraram que uma colmeia com rainha nova produz aproximadamente 30% a mais de mel. Quando a rainha é jovem e selecionada, a produção pode aumentar em até 200%. 

Para isso as novas abelhas rainhas são selecionadas de forma a serem jovens e resistentes a pragas e doenças e tenham comportamento higiênico, reduzindo significativamente a mortalidade das colônias no inverno. Há indícios de que as novas rainhas tem menos infestação pelo ácaro Varroa destructor. A incidência cai de 6% para apenas 1% a 2%.

Os apicultores podem selecionar as próprias rainhas ou comprá-las. Em Santa Catarina um programa da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, oferece subsídio para a aquisição e já forneceu 9,1 mil rainhas desde 2016.

BAIXE E-BOOK DA EPAGRI/SC SOBRE TROCA DE RAINHA:


http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_epagri/substituicao-de-rainhas.pdf​ 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.3%
5.2%
8.5%
3.8%
8.5%
31.9%
6.6%
10.8%
3.8%
2.8%
4.2%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp