- Praticamente sem lavouras de raízes de 1 ciclo e meio, que, na maioria dos casos, estão negociadas entre produtores e indústrias, as atividades de plantio, como separação de manivas, preparo de solo ou semeio, continuaram sendo prioridade na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea – alguns agricultores iniciaram a poda nas lavouras de raízes mais novas.
Assim, nesta semana, a oferta de mandioca diminuiu, exceto em algumas regiões em que a raiz de 1º ciclo já foi colhida. Do lado da demanda industrial, entretanto, tem apresentado aumento.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar ao longo desta, podendo acumular mais de 100 mm para o estado do Paraná e mais de 30 mm para Mato Grosso do Sul.
Se esse cenário se confirmar, a oferta pode diminuir ainda mais. Além disso, com o avanço da poda, a disponibilidade pode ser menor neste terceiro trimestre.
Ao mesmo tempo, a comercialização das lavouras “mais novas” dependerá também dos patamares de preços a serem praticados. No entanto, uma recuperação mais expressiva das cotações será reflexo da demanda pelos derivados, especialmente da fécula.
Pesquisa
Os pesquisadores do Cepea e da Embrapa Mandioca e Fruticultura seguem avaliando os impactos da pandemia de covid-19 sobre o mercado da raiz – os primeiros resultados estão disponíveis neste relatório.
Agora, pesquisadores realizam uma pesquisa para avaliar e analisar a situação atual e quais as perspectivas do mercado brasileiro da raiz, da fécula, da farinha e da mandioca de mesa.
Para isso, a sua participação, colaborador, é muito importante.Clique aqui e responda ao questionário – são apenas alguns minutos. Os resultados desse novo estudo serão divulgados em breve.