-
Agricultores familiares de todo o país terão R$ 33 bilhões de crédito rural para custeio e investimento da safra 2020/2021. O valor faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e foi anunciado na última quarta-feira (17/6) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os recursos do Pronaf estão incluídos no Plano Safra 2020/2021, que irá disponibilizar um total de R$ 236,3 bilhões em crédito rural para o país.
Segundo o governo federal, houve um aumento de 5,7% no valor do Pronaf destinado à próxima safra, na comparação com o período 2019/2020. Já as taxas de juros foram reduzidas. Nesta última safra, elas eram de 3% e 4,6% ao ano, dependendo da categoria financiada. De acordo com a anúncio do governo, as taxas vão passar para 2,75% e 4%. Os financiamentos do novo Plano Safra poderão ser contratados de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.
“As mudanças no valor do crédito disponibilizado e das taxas de juros demonstram um reconhecimento do setor que soube superar os momentos de dificuldades enfrentados neste período. Ao contrário de outras cadeias, a agropecuária se destacou, garantiu o abastecimento interno, bateu recordes de produção e gerou divisas para o país com as exportações”, comenta o coordenador estadual de Crédito Rural da Emater-MG, Roberval Juarês de Andrade.