-
As obras da unidade multiplicadora de matrizes da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste) no município de Rio Verde do MT estão de vento em popa. A unidade chamada Granja Rio Verde terá 40,5 mil m² de área construída em projeto feito em parceria com a Agroceres.
A granja foi projetada para atender as atuais legislações internacionais de boas práticas de produção e bem-estar animal e será responsável por uma produção anual de mais de 40 mil matrizes ao ano. “Essa será a granja mais moderna do país e irá transformar a genética da suinocultura na nossa região”. Explicou o presidente da Cooasgo, Sergio Marcon.
O projeto contempla unidades para creches, maternidades, recria, gestação individual e coletiva, transbordo, quarentenário, corredor de manejo, área de seleção, almoxarifado, entre outros, sendo que todos os processos produtivos serão automatizados e as instalações climatizadas.
Osni Brandão, supervisor da granja, explica que a previsão é de ter 1,5 mil fêmeas por semana pra reprodução, somando 78 mil por ano. Além de 90 mil machos para abate por ano. O frigorífico da Aurora em São Gabriel vai abater os leitões e os cooperados da Cooasgo vão receber as matrizes para melhora da genética.
O empreendimento que recebeu mais de R$ 50 milhões em investimentos, sendo R$ 44,9 milhões em recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), está gerando 100 empregos diretos na fase de obras e deve ter 60 empregos diretos quando em funcionamento.
O secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) visitou nesta quarta-feira (10) as obras da unidade multiplicadora de matrizes da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste) no município de Rio Verde do MT.