05/06/2021 às 09h54min - Atualizada em 05/06/2021 às 09h54min

Você conhece a raça Kiwicros?

Raça é originária da Nova Zelândia e as vacas chegam a produzir mais de 40 litros por dia

Redação com assessoria

-

A raça Kiwicros, ou Jersolando, tem alto padrão produtivo de leite. Segundo o diretor de políticas para Agricultura e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, as vacas são cruzamento de duas raças, o Holandês e Jersey.

Os resultados demonstram que são vacas altamente produtoras de leite. “É mais uma raça produtiva que os produtores podem adquirir para ampliar seus rebanhos. Na produção artesanal de queijo nota-se um aumento na produção, ou seja, com menos litros, produzem um quilo de queijo”, detalhou.

O sócio diretor da empresa Gensur Brasil Agropecuária, Mario Alvarez, explica que as raças são da Nova Zelandia e são mais produtivas, com alta porcentagem de gordura e proteína, sendo que o volume de produção do leite vai depender do sistema produtivo. “As vacas nos sistemas de alimentação a pasto produzem 15 litros de leite por dia, essas mesmas vacas em sistemas intensivos confinados chegam a produzir mais de 40 litros por dia”, afirmou Mario Alvarez.

 

Origem




 

A Nova Zelândia é uma referência mundial na produção leiteira e o principal exportador de leite em pó. Produtos lácteos representam 25% do total das exportações do país. A genética do gado também é apurada.

A kiwicross foi desenvolvida na Nova Zelândia e predominantemente é um cruzamento das raças jersey e holandesa, mas adaptada ao regime de pasto. Segundo informa a empresa, a kiwi é boa de leite, além de ser fértil e de fácil manejo. 

O melhoramento genético da Nova Zelândia oferece o KiwiCross, altamente rentável, com alta fertilidade e animais mais duradouros. Na Nova Zelândia representa ccerca de 45% no rebanho total do país. Facilmente detectado por sua pelagem marrom escura com detalhes em branco ou preto, é muito eficiente.  É uma vaca, que atinge um peso máximo de 480 kg em idade adulta, um número significativamente menor em comparação com o de outras variedades. 


Eficiência



Foto: https://gramho.com/explore-hashtag/kiwicross

 

Com alta produtividade, a Nova Zelândia tem 4,5 milhões de habitantes e 4,2 milhões de vacas leiteiras. Com isso, consegue produzir 17 bilhões de litros de leite por ano e exporta 95% desta produção, sendo que produz 2% do consumo mundial. O país investe permanentemente em pesquisas que vão desde a criação de cultivares de pastagem até o melhoramento genético. Além disso, é exemplo de modelo de boas práticas nas propriedades. Por lá, tudo é auditado com integração entre produtor, indústria e governo.

O Brasil produz 35 bilhões de litros de leite por ano, mas, para alcançar estes resultados possui 23 milhões de vacas leiteiras. Isso significa dizer que, caso tivesse a mesma produtividade dos neozelandeses, conseguiria produzir 93 bilhões de litros de leite por ano. Por aqui, a produção é de 5% do total consumido no mundo, mas apenas 1% da produção é exportada.






 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
5.8%
8.0%
3.6%
8.0%
31.2%
6.7%
11.2%
4.0%
2.7%
4.5%
3.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp