27/05/2020 às 20h25min - Atualizada em 27/05/2020 às 20h25min

Creep Feeding pode aumentar produtividade na bovinocultura de corte

Suplementar à dieta de animais jovens, o creep feeding é um método de alimentação por influência.

Redação com assessoria
Senar

Suplementar à dieta de animais jovens, o creep feeding é um método de alimentação por influência que proporciona o aumento no ganho de peso dos bezerros em fase de amamentação e pode aumentar a produtividade na bovinocultura de corte.

“Sabemos que a taxa de desmama e a quantidade de quilos de um bezerro desmamado estão diretamente ligados a eficiência da criação. Ou seja, quanto mais pesado for o bezerro desmamado, menor será o tempo de abate. Isso ajuda a reduzir os custos de permanência do animal na propriedade ou a elevar o seu valor de venda”, explica a coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Alagoas, Luana Torres.

creep feeding é um pequeno dispositivo de passagem, dentro de um cerco, que dá ao bezerro o acesso a um cocho privativo, onde as matrizes lactantes não têm acesso, com ração concentrada e balanceada. Geralmente, o suplemento é enriquecido com vitaminas e minerais.

Segundo Luana Torres, para fazer o creep feeding de maneira adequada, é necessário que a área do cercado disponha de aproximadamente 1,5 m² por cria, com um espaço mínimo de 2 metros entre o cocho e a cerca para circulação. “O acesso de entrada (creep) deve ser exclusivo dos bezerros, por essa razão, o espaço é de 40 centímetros de largura por 1,20 m de altura”, explica.

Além do maior peso à desmama, se comparado ao sistema convencional de criação, o creep feeding também traz outras vantagens. “Ele possibilita que as matrizes retornem ao cio mais rapidamente e também ganhem peso, reduzindo a idade da primeira prenhez e do abate. Além disso, melhora o desempeno das crias durante o período de terminação e facilita o controle de parasitas”, comenta Luana.

creep feeding ainda pode ser utilizado para aumentar o desempenho do animal na entressafra, época em que a oferta de forragem cai e a produção de leite sofre uma diminuição. Apesar dos benefícios, a coordenadora de ATeG do Senar Alagoas alerta para os cuidados necessários na utilização do sistema.

“O alto custo do concentrado ou o baixo desempenho dos animais podem inviabilizar a lucratividade; as crias suplementadas podem apresentar baixo desempenho no início do creep feeding – isso ocorre pelo fato de esses animais mostrarem um ganho compensatório na fase inicial –; os bezerros que passam pelo creep feeding, se forem desmamados e colocados no pasto, podem apresentar baixo desempenho pela dificuldade em se adaptar à nova dieta baseada em volumosos; e o sistema pode ocasionar acidose no animal”, pondera Torres.

“Diante de tudo isso, é válido que o produtor avalie se o sistema é viável de acordo com os seus objetivos e a realidade da sua propriedade. Os pecuaristas que trabalham com foco nas crias e que vendem animais por quilo podem obter vantagens utilizando esse sistema, pois agrega valor ao produto”, orienta a coordenadoa de ATeG do Senar Alagoas.

O que é creep-feeding e quais as vantagens no uso em bovinos?

O creep-feeding é um sistema utilizado para aumentar o ganho de peso dos bezerros à desmama através da utilização de um cocho privativo, dentro de um cercado, ao qual só o bezerro tem acesso. Trata-se de um reforço alimentar com uma ração concentrada balanceada enquanto o bezerro ainda está mamando.

O sistema consiste em um pequeno dispositivo de passagem (creep) que dá acesso a uma suplementação alimentar exclusiva (creep ration), normalmente concentrada, enriquecida com minerais e vitaminas e disposta em comedouros privativos (creep feeder), ao qual as matrizes lactantes não têm acesso.

É um sistema prático que visa à suplementação da cria sem separá-la de sua mãe. Embora haja indícios de uma melhora da eficiência reprodutiva da vaca, o creep-feeding visa especialmente ao bezerro. Tem como objetivo o aumento do peso à desmama, bem como acostumá-lo à suplementação no cocho.

Em um sistema de produção de bovinos de corte, a taxa de desmama e a quantidade de kg de bezerro desmamado/vaca/ano influenciam diretamente a eficiência do processo de criação. Quanto mais pesado desmamar este bezerro, menor será seu tempo de abate, reduzindo seu custo de permanência na propriedade, ou maior será seu valor de venda.

Gostou? Para conhecer mais sobre o assutto acesse 
https://www.educapoint.com.br/blog/pecuaria-corte/o-que-e-creep-feeding-vantagens-bovinos/

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
5.8%
8.0%
3.6%
8.0%
31.2%
6.7%
11.2%
4.0%
2.7%
4.5%
3.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp