28/04/2022 às 13h58min - Atualizada em 28/04/2022 às 13h58min

Ministério da Agricultura amplia tratativas para retomar exportação de pescado para a União Europeia durante feira Seafood em Barcelona

Missão brasileira está se reunindo com empresários e representantes de governos para ampliar a articulação comercial.

Redação com assessoria
MAPA
-

O Ministério da Agricultura (Mapa) está participando da maior feira de pescado do mundo, a Seafood Expo Global, que acontece até quinta-feira (28) em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de aprofundar as tratativas para a retomada das exportações de pescado brasileiro para a União Europeia. Além de visitar os estandes dos mais de 100 países presentes na feira, a equipe do Mapa está se reunindo com empresários e representantes de governos para ampliar a articulação comercial.  

 

“A ideia é que possamos avançar e sensibilizar para que a gente possa retomar as exportações para o mercado europeu. Sonhamos que no próximo ano a gente possa ter um estande do Brasil, com vários empresários, e possamos consolidar todo esse trabalho que fazemos desde 2019”, ressaltou o secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jairo Gund. 

 

Também foram realizadas reuniões com autoridades do Reino Unido para tratar da abertura daquele mercado, que segue as mesmas regras que a União Europeia. A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa também participou da Seafood. 



WhatsApp Image 2022-04-27 at 13.53.14.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-27 at 13.53.14.jpeg




 

As exportações de pescado do Brasil para a União Europeia estão suspensas desde 2017, após questionamentos apresentados por autoridades do bloco depois de uma missão de auditoria. A Secretaria de Aquicultura e Pesca vem trabalhando em conjunto com a Secretaria de Defesa Agropecuária na elaboração e implementação de medidas para o controle higiênico-sanitário da cadeia produtiva de pescado nacional, em atendimento aos requisitos da comunidade europeia.

 

O presidente da Câmara Setorial de Produção e Indústria de Pescados, Eduardo Lobo Nasvlasky, que também participa da Seafood, destacou a importância do mercado para o setor pesqueiro brasileiro. “O Brasil tem que participar desse mercado comum europeu, tem que voltar a exportar, e a missão brasileira tem tratado isso fortemente aqui”.

 

WhatsApp Image 2022-04-27 at 13.53.13.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-27 at 13.53.13.jpeg


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp