27/04/2022 às 19h58min - Atualizada em 28/04/2022 às 00h00min

Azeite do interior de Santo Antônio do Pinhal (SP) fica entre os 10 melhores do mundo em premiação internacional

Rótulo é o 1º brasileiro a figurar no top 100, foi o único de fora da Europa na lista dos 10 melhores do mundo. Prêmio EVOOLEUM Awards é organizado há 20 anos.

Redação do G1 - Economia
G1


-
Um azeite produzido no interior de São Paulo foi eleito um dos 10 melhores do mundo pela premiação espanhola EVOOLEUM Awards nesta quarta-feira (27). O produto foi o primeiro brasileiro a figurar na lista, elaborada por degustadores especializados que elencam os 100 melhores azeites de oliva do mundo.



O Azeite Sabiá – Blend Especial, que ficou em décimo lugar na lista, é feito com azeitonas cultivadas em Santo Antônio do Pinhal, na porção paulista da Serra da Mantiqueira, e está apenas em sua terceira safra.



Único dos dez melhores produzido fora da Europa, o azeite brasileiro premiado é acompanhado de quatro azeites italianos, quatro espanhóis e um croata na lista.



Embora tenha crescido nos últimos anos, a indústria nacional de azeites ainda é limitada. De acordo com estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil importa 98% dos cerca de 70 milhões de litros de azeite que consome por ano.



Feito com azeitonas de quatro variedades diferentes (arbequina, koroneiki, arbosana e coratina), a mistura que ganhou o prêmio é indicada para harmonizar com massas, sopas de legumes, frutos do mar, peixes, como salmão e bacalhau.




Azeite brasileiro figura na lista dos 100 melhores do mundo em premiação espanhola divulgada nesta quarta (27) — Foto: Reprodução/Evooleum

Azeite brasileiro figura na lista dos 100 melhores do mundo em premiação espanhola divulgada nesta quarta (27) — Foto: Reprodução/Evooleum




Azeite brasileiro figura na lista dos 100 melhores do mundo em premiação espanhola divulgada nesta quarta (27) - Reprodução/Evooleum



Produzido artesanalmente, o azeite premiado é vendido online, por R$ 79 a embalagem de 250 ml, ou em supermercados e empórios especializados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.


Frascos do azeite Sabiá, produzido no interior de SP e premiado entre os dez melhores do mundo



Frascos do azeite Sabiá, produzido no interior de SP e premiado entre os dez melhores do mundo — Foto: Reprodução/Sabiá

Frascos do azeite Sabiá, produzido no interior de SP e premiado entre os dez melhores do mundo — Foto: Reprodução/Sabiá






Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/27/azeite-do-interior-de-sp-fica-entre-os-10-melhores-do-mundo-em-premiacao-internacional-rotulo-e-o-1o-brasileiro-a-figurar-no-top-100.ghtml
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp