25/04/2022 às 08h59min - Atualizada em 25/04/2022 às 08h59min

Inovação na agricultura e pecuária será o grande mote da Agrishow de 2022

Feira Internacional de Tecnologia Agrícola começa nessa segunda-feira, 25, e segue até o dia 29 em Ribeirão Preto (SP)

Fábio de Salles Meirelles
FAESP SENAR
-

A edição deste ano da Agrishow, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, terá forte teor de inovação, indicando que o setor agrícola, em especial o de São Paulo, lidera este quesito na economia brasileira. Não por um acaso, o nome oficial é Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação.

 

Exemplo disso será o lançamento, por parte da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O local de funcionamento será o Centro de Treinamento do SENAR-SP, também em Ribeirão.



A região abriga um importante cluster do setor sucroalcooleiro, o que justifica a escolha do local para a nova unidade, que deverá estar pronta em dois anos. Além de ser um grande polo produtor, a região também é sede de algumas das mais importantes empresas que desenvolvem tecnologia para a área. Essas companhias vendem seus produtos para o Brasil e o mundo.



Afinal, foi a utilização de novas tecnologias inovadoras que permitiram às propriedades e indústrias sucroalcooleiras obterem seguidos ganhos de competitividade, o que permitiu à região alcançar elevada produtividade em comparação com outras localidades produtoras.



Não faltam exemplos inovadores. Recentemente, uma indústria da região desenvolveu máquina automatizada capaz de plantar 10 hectares de cana-de-açúcar por dia. A cada ano, novos recursos são incorporados ao equipamento, que contribui para reduzir em muito o desperdício na lavoura.



A implantação do centro propiciará o desenvolvimento de tecnologias ainda mais inovadoras, consolidando de vez o Brasil como o líder no setor. Lembrando que o nosso país ocupa a liderança mundial do setor. Um dos motivos da conquista dessa posição foi justamente o nosso excelente índice de produtividade e competitividade.



A Agrishow contará com outras iniciativas inovadoras na edição de 2022. O Agrishow Labs tem a proposta de disseminar um conteúdo estratégico relacionado à inovação no campo e mostrar como essas novidades já estão sendo adotadas por diversos agentes da cadeia do agronegócio nacional.



No canal da Agrishow no Youtube, é possível conferir uma série de episódios que tratarão de três macrotemas: “A Gestão da Agricultura 4.0”; “Novas Tecnologias para o Cultivo”; “Conectividade no Campo”. Novos episódios serão exibidos semanalmente até o dia 19 de abril. A feira terá um espaço exclusivo dedicado ao projeto.



O Prêmio Agrishow de Startups é uma ação que fomenta as soluções inovadoras desenvolvidas por essas empresas do agro nacional. A competição aberta está em fase de avaliação das soluções inscritas e as dez startups selecionadas apresentarão seus projetos a uma banca julgadora, que premiará as três melhores durante a realização do evento.



As chamadas agritechs estão hoje entre as mais promissoras do ecossistema digital do setor. São cada vez mais comuns redes de fazendas conectadas, robôs e drones automatizando a produção, sensores para monitorar plantações e inteligência artificial aplicada ao rebanho. Já são mais de 300 startups do setor em funcionamento no Brasil. A implantação do 5G, que se inicia este ano, acentuará ainda mais a revolução tecnológica no campo.



Assim como o sistema FAESP/SENAR-SP, a organização da Agrishow compreende que a inovação e a tecnologia têm o potencial de contribuir para aumentar a produtividade do agro nacional e, ao mesmo tempo, promover a preservação ambiental, redução de custos operacionais e, consequentemente, maior rentabilidade. E, com isso, o setor consolidará sua grande importância para a economia do País.

 

*Fábio de Salles Meirelles é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp