26/03/2022 às 10h21min - Atualizada em 26/03/2022 às 10h21min

Aviário-escola inicia sua primeira turma com o curso "Qualidade da água"

Escola está instalada no Centro Tecnológico de Avicultura e Cascavel (PR), e foi estruturado em parceria da Coopavel e da Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos.

Redação com assessoria
Coopavel
-

Inaugurado durante o 34º Show Rural Coopavel, realizado em fevereiro em Cascavel, o Centro Tecnológico de Avicultura já começa a cumprir sua missão como aviário-escola. Menos de um mês depois do encerramento do evento, o espaço recebeu o seu primeiro treinamento oficial, na área da qualidade da água nos aviários.

 

Vinte e uma pessoas, entre profissionais da área de fomento e extensionistas, participaram e puderam aprimorar seus conhecimentos em um tema considerado indispensável ao bom resultado dos lotes. O treinamento foi conduzido pela assessora técnica Daiana Taras, da empresa Kobra, de Londrina, especializada na fabricação de equipamentos para atender a essa necessidade dos avicultores.

 

Um dos trabalhos mais fortes que acontecem junto aos criadores busca combater a máxima de que a água é um nutriente esquecido. “Além de fundamental para as aves e aos bons resultados da atividade, elas precisam de água suficiente e de qualidade”, informou Daiana. A assessora técnica falou sobre pH ideal, cloração, sólidos totais e também quanto aos passos para a correta limpeza do sistema de resfriamento do aviário.

 

Daiana deu destaque também ao impacto das águas mole e dura na placa evaporativa da granja. Os participantes ouviram informações detalhadas ainda sobre o sistema de quarteto, bastante empregado em aviários. Trata-se de um conjunto desenvolvido para cloração, acidificação, filtragem e anti-incrustração e que tem por finalidade assegurar água de qualidade para as aves confinadas.
 

Otimização
 

O gerente de Fomento Avícola da Coopavel, Eduardo Leffer, diz que o Centro Tecnológico de Avicultura trará um novo impulso ao segmento. “Ali, além de conhecer as principais novidades em inovações e tecnologias durante o Show Rural, técnicos, produtores e extensionistas terão acesso o ano todo a informações completas sobre as novidades do setor. Ao mesmo tempo que recebem o conteúdo prático eles têm a chance de ver, na prática, a aplicação do que é explicado. Há, com isso, a otimização e a potencialização de aprendizados e de resultados na avicultura de grande escala”, afirma Eduardo.

 

O Centro Tecnológico de Avicultura, implantado em área nobre do parque que desde 1989 recebe o Show Rural Coopavel, foi estruturado em parceria da cooperativa com a Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos. “Nosso agradecimento à Anfeas, que entendeu o alcance do projeto proposto. Com essa estrutura, cria-se uma escola com o que há de melhor em recursos e equipamentos para o contínuo crescimento de um setor que faz do Oeste e do Paraná modelos em produção de proteção para o Brasil e para o mundo”, diz o presidente Dilvo Grolli.


 


LEIA TAMBÉM:


Focos da Influenza Aviária no Hemisfério Norte acende alerta no Brasil




Ovos: oferta limitada fez preço da caixa do branco subir 8,9% na semana e atingir recorde





Ovos: preço vive bom momento e exportações iniciam 2022 com alta de 42,6%





Avicultura: A importância da qualidade da água no desempenho dos lotes





Avicultura: Preço do frango vivo e da carne apresentam queda neste início de mês





Com preço do milho alcançando R$100/sc, não seria hora de buscar outra fonte de energia para as rações?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp