22/03/2022 às 10h04min - Atualizada em 22/03/2022 às 10h04min

Falta de chuvas pode antecipar a colheita da próxima safra de café em Minas Gerais

Diante da previsão, o produtor precisa cuidar mais da sua colheita para obter cafés de qualidade, pois nestes tempos de escassez do produto ele poderá conseguir bons preços com a atual safra.

Redação com assessoria
Epamig
-

O atual clima tem sido caracterizado por pancadas de chuvas isoladas e temperaturas elevadas. Todavia, com a expectativa de pouca chuva para os próximos meses poderá ocorrer o estímulo de antecipação da próxima safra.




Diante da previsão, o produtor precisa cuidar mais da sua colheita para obter cafés de qualidade, pois nestes tempos de escassez do produto ele poderá conseguir bons preços com a atual safra.




 

Como está muito próxima a época da colheita do café, o produtor deve verificar o funcionamento dos motores, a lubrificação e o engraxamento de derriçadeiras e de todos os equipamentos utilizados no processamento do café. Deve verificar também a disponibilidade de materiais de colheita como panos, sacarias, peneiras, lonas, barbantes, rodos, garrafas térmicas, entre outros.



 

Especial atenção deve ser dada aos tratos culturais das lavouras, incluindo a adubações dos solos e foliares, o controle de plantas espontâneas, das pragas e doenças e, principalmente, da cercosporiose que neste ano tem se apresentado de modo intenso, além das desbrotas devido ao elevado número de podas realizadas após a safra passada.



 

Considerando-se que as chuvas contribuíram com a fase de enchimento dos grãos e, consequentemente, com a recuperação das lavouras, apesar de no presente ano os cafezais não estarem carregados, na atual safra o produtor pode compensar a redução da produtividade com maior investimento na qualidade do café.



 

Com relação ao mercado do café, este tem se mantido com tendência de oscilação nos preços, sendo que o cafeicultor que possuir estoques deve ficar atento e aproveitar o momento certo para vender de acordo com sua necessidade.
 

 

LEIA TAMBÉM:



Brasil exportou 3,4 milhões de sacas de café em fevereiro de 2022




Café arábica chega a R$1.555,00 a saca e registra novo recorde de preço, robusta acompanha alta em fevereiro




Arábica e robusta tem leve alta neste início de fevereiro





Estados Unidos lideram importações dos Cafés do Brasil com a compra de 7,78 milhões de sacas





Projeto do Mapa, IICA e CNC quer remunerar o cafeicultor que preservar nascentes e córregos na propriedade




Café: Volume de produção da próxima safra gera divergências entre setor produtivo e Conab


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp