21/03/2022 às 09h14min - Atualizada em 21/03/2022 às 09h14min

IV Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária acontece em Rondonópolis (MT)

Evento reunirá pesquisadores, empresas e pecuaristas e acontecerá entre os dias 8 e 9 de abril, com o tema “Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”.

Redação com assessoria
Aliança SIPA
-
A quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), vai acontecer em Rondonópolis (MT) nos dias 8 e 9 de abril, com o tema “Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade”. O encontro, que se torna referência no Centro-Oeste brasileiro, tem a realização da Aliança SIPA, que promove e difunde o avanço de Sistemas Integrados em escala global. O roteiro do evento contará com inovações em todos os aspectos, prometendo ambiente propício para negócios e painéis exclusivamente dedicados à sustentabilidade e gestão de fazendas.


O responsável pela organização do evento, o professor Edicarlos Damacena de Souza, que também integra o departamento técnico da Aliança SIPA, destaca que a principal novidade para esta edição será a mudança na dinâmica das palestras, que nas edições anteriores eram divididas em três dias e na atual a programação será distribuída em três grandes painéis. “Este ano teremos uma dinâmica diferente, com os painéis de ‘Sustentabilidade’, ‘Gestão’ e ‘Intensificação Sustentável’, que estão altamente ligados à temática do encontro que é Integrando: Lavoura, Pecuária, Gestão e Sustentabilidade. Muitas vezes é dada importância à intensificação com técnicas agronômicas e esquecemos que são as pessoas que fazem o sistema acontecer”, explica.


Segundo Damacena, a ILP segue crescendo muito no estado, com mais produtores e pecuaristas adotando o sistema a cada ano. “Aqui em Mato Grosso temos mais de 2 milhões de hectares com integração, onde predominantemente são lavouras de soja que depois entra pasto.  E um dos grandes desafios é aumentar a produção animal na safrinha, que está por volta de 5 arrobas por hectare e que é muito aquém do ideal, e para isso temos protocolos de sistemas de integração que batem 16 arrobas por hectares na mesma safrinha”, disse.


O IV Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária já conta com o apoio do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) , Programa Rural Sustentável Cerrado, Programa Global REDD Early Movers Mato Grosso (REM MT), Senar-MT, Santa Rita Sementes, Aprosmat, Ambios,, Boa Forma Sementes, Yara Brasil,  Agroceres/Novanis, Agrobiológica, De Heus, UHF Fertlizante/Fertipar, , Microgeo e Agoro Carbon Alliance,.


O evento acontece no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis (MT). A programação completa e inscrições podem ser acessadas pelo site: 
https://www.sympla.com.br/evento/iv-encontro-mato-grossense-de-integracao-lavoura-pecuaria/746304?lang=PT .


A Aliança SIPA é uma iniciativa sem fins econômicos e sem fins lucrativos que promove a cooperação entre os setores público e privado para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável. Ela é liderada pelo Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), reconhecidos por sólida produção técnico-científica e larga experiência na pesquisa em SIPA e capacitação de recursos humanos.


O evento seguirá todos os protocolos de segurança com relação à prevenção da Covid-19. No entanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte e utilize máscara cobrindo boca e nariz, evite levar as mãos ao rosto, mantenha a higienização com água e sabão ou álcool 70%, e respeite o distanciamento social.
 
 
08/04/2022 (Sexta-feira)
7 – 8h Credenciamento e entrega de materiais
8 – 8h20 Abertura
  PAINEL “SUSTENTABILIDADE”
8h25 – 8h50 Conciliando a produção de alimentos com os serviços ecossistêmicos: a visão da FAO
Dr. Teodardo Calles - FAO
8h55 – 9h20 Sistemas Integrados como a via de intensificação sustentável
Palestrante: Dr. Paulo César de Faccio Carvalho - UFRGS
9h20 – 09h45 Intervalo
09h45 – 10h10 Mercado de Créditos de Carbono: o produtor já pode receber?
Palestrante: William de Souza Filho - UDESC
  PAINEL “GESTÃO”
10h15 – 10h40 Gestão e métricas para maximizar os resultados em fazendas
Palestrante: Msc. Antonio Chaker El-Memari Neto / INTTEGRA
10h40 – 11h40 Case de sucesso em gestão na Fazenda Eldorado.
 Palestrante: Rafael Pereira Sguissardi / Fazenda Eldorado
10h40 – 11h40 Bate-papo com palestrantes
12 – 14h Almoço
  PAINEL INTENSIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL
14 – 14h30 Adubação em Sistemas Integrados: princípios e sequestro de C
Palestrante: Dr. Tangriani Simioni Assmann / UTFPR
14h35 – 15h05 Manejo de lavouras em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Palestrante: Dr. Leandro Pereira Pacheco / UFR
15h05 – 15h30 Intervalo
15h30 – 16h Potencializando a produção animal com o correto manejo de pastagens em Sistemas Integrados
Palestrante: Dr. Edicarlos Damacena de Souza / UFR
16 – 17h Debate
17 – 20h HAPPY HOUR
09/04/2022 (Sábado)
Dia de Campo na Fazenda Guarita – Rondonópolis/MT
7 – 8h Recepção e credenciamento
Estação 1 Visita aos estandes dos parceiros diamante.
Estação 2 Sistemas de produção na fazenda Guarita.
Adubação de Sistemas na Fazenda Guarita: atributos de solo e sequestro de C
 
Estação 3 Adubação de Sistemas na Fazenda Guarita: Resultados da Fase Lavoura
 
Estação 4 Adubação de Sistemas na Fazenda Guarita: Resultados da Fase Pastagem
 
10h30 Confraternização





 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp