17/03/2022 às 09h44min - Atualizada em 17/03/2022 às 09h44min

Brasil envia a primeira carga de limão para o Chile

Foram embarcadas para o mercado chileno cerca de 24 mil Kg de limão taiti.

Telma Martes
ABRAFRUTAS
-

Após abertura do mercado chileno para o limão taiti brasileiro em janeiro deste ano, o Brasil envia a primeira carga da fruta ao país latino-americano. Foram embarcadas cerca de 24 mil Kg de limão. A abertura do mercado aconteceu logo após uma comitiva de produtores exportadores irem ao Chile no final do ano passado para conhecer as particularidades do mercado, bem como os requisitos para exportação, exigências de qualidade, logística etc.

 

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve inserida diretamente no processo de abertura e na missão comercial em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

A Associação avalia essa conquista como muito importante para o setor, visto que os embarques podem resultar na diminuição da dependência do Brasil nos envios de frutas brasileiras ao mercado europeu. 58% de todas as frutas exportadas vão para a Europa, aumentar e diversificar o mercado é uma das metas do Setor.


 

A Be Fruit Comércio e Exportação Ltda, associada a Abrafrutas foi a primeira empresa a enviar o limão para o Chile. Segundo o diretor da Be Fruit, Luiz Eduardo Rafaelli, apesar dos desafios em se posicionar no mercado, o Brasil tem grande potencial para alcançar 50% deste mercado que importou US$ 5 milhões da fruta no ano passado.





Foto: Equipe da Be Fruit enviando limões ao país chileno - ABRAFRUTAS
 



O limão que é apreciado no mercado nacional e internacional, pode ser usado como tempero de diversos pratos, na preparação de sucos e bebidas ou como ingrediente para sobremesas.


 

Famoso não somente na culinária, o limão ganhou destaque também devido à exportação do produto, que tem crescido a cada ano e está no topo das principais frutas exportadas pelo país. Em 2021, o Brasil exportou mais de 144,9 mil toneladas de limão. Crescimento de 21% em volume e valor com receita de US$ 123,8 milhões.




 

LEIA TAMBÉM



Uvas de mesa são alternativas para a diversificação e rentabilidade na Serra Gaúcha




Cientistas alertam sobre nova praga exótica que atinge plantios de goiabeira





Tecnologia sustentável para controle de ervas daninhas é eficaz na fruticultura





Produção de pêssego cresce 11 % em Santa Catarina





Condições climáticas afetam cultivo de frutas de diferentes formas, analisa boletim da Deral Paraná





Pesquisa aponta que Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e DF têm áreas com potencial para plantio de pêssego


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp