16/03/2022 às 11h11min - Atualizada em 16/03/2022 às 11h11min

Braço social da Pif Paf Alimentos, Fundação Mendes Costa inaugura mais duas escolas em MG e GO para formar seus colaboradores

Projeto iniciado em 1994 por Avelino Costa, fundador do grupo, oferta aulas dos ensinos fundamental e médio, além de curso de informática

Assessoria
Pif Paf Alimentos
Fundação Mendes Costa
-

A Fundação Mendes Costa (FMC), organização sem fins lucrativos mantida pelo grupo Pif Paf Alimentos, acaba de inaugurar mais duas escolas voltadas para o desenvolvimento social e humano de seus colaboradores. As novas unidades da Escola Maria Adelaide Mendes Costa estão localizadas em Patrocínio (MG) e Palmeiras de Goiás (GO). Elas são fruto da semente plantada em 1994 pelo fundador da Pif Paf, Avelino Costa, em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, quando ele inaugurou a primeira escola. As quatro unidades – há uma também em Viçosa - ofertam ensino regular fundamental e médio, além de cursos de informática, para todos os colaboradores da Pif Paf interessados em aprimorar seus conhecimentos. Ao final, todos são certificados e o aluno que tiver o melhor desempenho ganha uma bolsa integral para cursar a graduação que escolher.




“Este é um projeto onde todos ganham: a empresa, que está investindo no desenvolvimento do time; a Fundação Mendes Costa, que continua firme em seu propósito de apoiar transformações e viabilizar sonhos; os colaboradores, que estão dando mais um importante passo em suas vidas; e, claro, as famílias dos colaboradores, que terão grandes exemplos em casa. Acreditamos que oportunizar esse tipo de formação para nossos colaboradores é papel da FMC, pois ela conecta nosso jeito de ser, de sempre proporcionar uma vida mais saborosa para as pessoas – o que vai muito além de apenas produzir alimentos de qualidade -, com um dos nossos maiores valores que é a sustentabilidade de nossos negócios. Esta é a nossa receita para o amanhã: fazer o certo e o bem hoje”, pontua Rodrigo Coelho, CEO da Pif Paf Alimentos




À época da inauguração da primeira escola, seu Avelino abriu as portas da Escola Maria Adelaide Mendes Costa para funcionários que tinham dificuldades em conciliar os estudos com o trabalho e a família. Como esta realidade ainda é muito presente em nosso país, Avelino resolveu a questão de forma prática e objetiva: criou a unidade escolar exclusiva para seus funcionários, dentro da própria unidade industrial, por onde já passaram mais de 1,1 mil alunos, que se formaram no ensino fundamental, médio e em cursos profissionalizantes de informática.


 

Os cursos são gratuitos. Todas as atividades são desenvolvidas na unidade industrial onde o colaborador atua, durante horário de trabalho, e sem custos para os beneficiários. Com esse gesto do fundador da empresa, nascia o primeiro projeto de vários outros que integram a fundação, criada para investir e desenvolver ações sociais do grupo Pif Paf.


 

“Precisamos olhar para o lado e desejar que as pessoas se desenvolvam conosco. A gente quer inovação e excelência em nossos processos e produtos e, para isso, precisamos das pessoas. Queremos que a nossa gente cresça com a empresa! Quando a gente fala em fazer o certo e o bem hoje, é sobre isso: compartilhar iniciativas transformadoras”, acrescenta


Raniela Remidio, coordenadora de Responsabilidade Social da FMC.


 

Cidadão do Futuro e Pif Paf Solidária - Com sede em Visconde do Rio Branco (MG), desde 1994 a Fundação Mendes Costa promove atividades, principalmente nas comunidades onde está inserida.


 

Atualmente, a FMC acolhe uma centena de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do Projeto Cidadão do Futuro, que oferece atividades educativas, esportivas, culturais e de interação social  – mais de 680 pessoas foram beneficiadas diretamente ao longo dos anos e mais de 2,5 mil, indiretamente. Além de Atendimento Socioassistencial, que promove atividades com foco na família, o Cidadão do Futuro oferta oficinas de informática, natação, capoeira, teatro e futsal. São atividades que favorecem a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades diversas dos participantes.

 

Outro programa que integra a fundação é o Pif Paf Solidária, no qual o voluntariado é incentivado entre os profissionais da empresa, que doam parte de seu tempo em ações diversas. Atualmente, são cerca de 1.750 colaboradores voluntários, que juntos já ajudaram mais de 23 mil pessoas. O programa alcançou cerca de 100 instituições beneficentes e/ou sociais, localizadas nas cidades onde a empresa atua.

 

E as ações não param por aí: a Fundação Mendes Costa direciona doações e patrocínios para as instituições sociais parceiras da Pif Paf, da Tial e da Fricasa, empresas que integram o grupo empresarial Pif Paf Alimentos.
 

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp