11/03/2022 às 10h46min - Atualizada em 11/03/2022 às 10h46min

Segundo pesquisadores o custo de produção do leite teve alta de 1% em fevereiro

Nos últimos 12 meses os custos de produção tiveram alta de 22,1%, com exceção dos volumosos que tiveram alta de 56,4 no período

Redação com assessoria
Embrapa Gado de Leite
-
A inflação do leite desacelerou no último mês. Em fevereiro, o ICPLeite/Embrapa atingiu 1,0 %. No acumulado em doze meses, a inflação também desacelerou e atingiu 22,1%, o menor valor desde novembro de 2020. 



A volatilidade dos preços  Nos últimos meses, apesar de sempre positiva, a variação dos custos não apresentou um padrão, ora acelerando, ora desacelerando.



Em dezembro de 2021, registrou seu menor valor, 0,4%, crescendo com maior intensidade em janeiro, 2,4% e voltando a desacelerar em fevereiro, quando registrou variação de 1%. 
 


A maior variação de fevereiro foi verificada no grupo Minerais, com alta de 4,6%. Entretanto, o grupo Concentrado, que variou 3,0 % e possui maior peso na formação do índice, foi o que mais contribuiu para a inflação verificada no mês. Mão de obra apresentou aumento de 1,2%.



Já o grupo Volumosos apresentou deflação, -2,5%, contribuindo para conter a variação do indicador. Os demais grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa registraram variações próximas de zero e pouco impactaram os custos no mês (Gráfico abaixo). 







Nos últimos doze meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um crescimento de 22,1%, com destaque para o grupo Volumosos, que atingiu 56,4%, em função da variação dos preços dos adubos e defensivos.



O grupo Minerais registrou a segunda maior alta, com taxa anual acumulada em 53,2%, seguido por Energia e combustível (22,4%).




Os grupos Concentrado e Mão de obra, dois itens de peso expressivo no cálculo do ICPleite/Embrapa, tiveram variação anual de 14,3% e 7,5%. Sanidade e reprodução e Qualidade do leite acumularam respectivamente variações de 5,7% e 0,8%. 



 


LEIA TAMBÉM:


Conheça as principais vantagens da silagem de capim para a pecuária leiteira




 Silagem da rama da mandioca é apresentada como mais uma opção para o produtor durante estiagem





Silagem de soja na propriedade reduz custos com ração seca para gado de leite




Silagem de trigo: desenvolvida cultivar adaptada para diminuir a dependência do milho 





Silagem de Capim-elefante tem alta produtividade e a implantação custa muito menos que outras variedades

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp