02/03/2022 às 10h39min - Atualizada em 02/03/2022 às 10h39min

Suspensão do envio de fertilizantes da Bielorrússia deve aumentar ainda mais os preços do produto no Brasil

Bielorrússia é aliada da Rússia na invasão da Ucrânia e por isso está sofrendo sanções de outros países, incluíndo a proibição de transportar seus produtos pela Lituânia.

Redação com assessoria
Correio Brasiliense / Embaixada da Belarus

-

Como aliado de primeira hora da Rússia, Bielorrússia já vem sendo impactada pelas sanções impostas ao país de Vladimir Putin. E o efeito é direto no Brasil.


Segundo o embaixador Sergey Lukashevich, seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro porque o escoamento foi proibido pela Lituânia, que fechou as fronteiras. "Isso é democracia?", questiona.


Segundo a embaixada da 
Bielorrússia o país reponde por 20% de todos os fertilizantes de potássio consumidos pelo Brasil. Sem esses produtos, a oferta vai diminuir e o preço, disparar — no último anos, ficaram 155% mais caros.


Lukashevich lembra que todos os olhos do mundo estão voltados para seu país, que sediou ontem o primeiro encontro entre negociadores da Rússia e da Ucrânia. Haverá uma segunda etapa de conversas. Na avaliação dele, a  guerra no Leste Europeu tem muito a ver com a forma como se desfez a então União Soviética. Áreas importantes foram doadas para países sem que as pessoas que viviam nelas fossem ouvidas. O resultado são constantes conflitos étnicos nessas regiões. O diplomata afirma que seu país está pronto para receber refugiados da guerra.


O potássio bielorrusso, que representa 20% do mercado brasileiro, é agora impossível de ser entregue aos consumidores brasileiros, porque a Lituânia "democrática", nosso vizinho do norte com seus 2,7 milhões de habitantes, proibiu o trânsito de nosso potássio para o Brasil, com seus 214 milhões de habitantes, sob slogans "democracia", afirmou o embaixador.


O embaixador repreendeu a atitude da Lituânia que deve privar o Brasil de fertilizantes para soja, milho e café. 


 

O Canal Rural conversou sobre a crise dos fertizantes com Silvia Fagnani, sócia da ThinkBrasil Diplomacia Corporativa, que explicou a importância do país para o setor de fertilizantes. “A Bielorrússia é o terceiro maior produtor de potássio no mundo. Para o Brasil, esse é um mercado importante, pois é o segundo maior fornecedor, com 23%. O Brasil é altamente dependente do mercado externo”, disse.

 

Segundo ela, a sanção pode causar problemas com a oferta global e, além de desabastecimento, pode aumentar ainda mais os custos de produção. “O Brasil vem em queda na produção de potássio e, atualmente, produzimos 3,7% do que a gente consome”, explicou.


O ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores empresários do agronegócio no mundo, afirmou que Bielorrússia é apenas um dos fornecedores de fertilizante ao Brasil e que os produtores daqui não devem sofrer com falta do insumo. No entanto, ele avalia que os preços devem aumentar.
 

"Quando um país entra em um embargo econômico, os demais ficam proibidos de negociar, sujeitos a penalidades. Então não vem mais fertilizante de Bielorrússia. Vai ficar mais caro, mas eles são apenas um dos fornecedores para o Brasil. Ainda não se prevê falta de fertilizante [...] Todo comércio de fertilizantes é feito por empresas privadas, elas sempre compram onde tem, e se o preço for competitivo. Estas restrições de mercado serão superadas! É ruim, mas é o que temos", disse o também ex-governador de Mato Grosso.

 


Fonte: com informações do Correio Brasiliense e do Canal Rural

 

LEIA TAMBÉM


Sistema Antecipe diminui riscos de plantio para milho safrinha




Sistema de plantio direto na lavoura de mandioca aumenta em 50% a produtividade por hectare




Integrar lavoura, pecuária e floresta proporciona menores perdas de solo, água e nutrientes que no Plantio Direto




Cuidar da vida microbiana do solo gera economia para o agricultor


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp