25/02/2022 às 07h58min - Atualizada em 25/02/2022 às 07h58min

Aprenda como utilizar adubo orgânico em cultivos comerciais

Durante live a extensionista Géssyca Oliveira explica que aproveitamento de matéria orgânica pode ser adotado em propriedades rurais. Vantagens são várias: de baixo custo infraestrutural a solo mais rico em nutrientes

Redação com assessoria
Emater GO
-

O aproveitamento de matéria orgânica pode ser uma prática adotada em propriedades rurais, conforme explicou a médica-veterinária e extensionista da Emater- GO, Géssyca Neves de Oliveira, em live transmitida pela instituição, na última quarta-feira (23), no YouTube.



A profissional demonstrou como aplicar adequadamente o adubo orgânico produzido a partir de resíduos alimentares ou produtos vegetais, como capim e mamona.


 

As vantagens da adubação orgânica sobre a convencional, segundo a extensionista, são inúmeras. Ela listou uma série de benefícios, como o baixo custo infraestrutural, o caráter renovável e abundante e a riqueza de nutrientes para o solo.



Para implementar isso na prática, é necessário lona ou plástico para que o adubo não fique em contato direto com o solo e todo o processo pode ser realizado em áreas abertas.


 

A palhada do capim e a torta de mamona (ou produtos equivalentes) são cruciais para a formação do adubo, por conta da baixa e alta concentração de nitrogênio presentes, respectivamente, nesses materiais.



No caso da mamona, explica Neves, a calda extraída pode ser utilizada como herbicida, fungicida e adubo foliar, ou seja, manejo em que os nutrientes são fornecidos via folhas da planta.


 

Durante a palestra, a especialista mostrou as quantidades corretas. A proporção é de 100 litros de capim-elefante ou BRS Capiaçu para cada um litro de torta de mamona. A mistura dos compostos deve ser feita até deixá-los homogêneos e depois aplicada em camadas até chegar a no máximo um metro de altura. Pode ser usada tanto na agricultura orgânica quanto na convencional.
 






 

LEIA TAMBÉM:



Sistema de fertirrigação transformou a Fazenda Dourados, em Goiás, em destaque na produção de leite



Adubos orgânicos ajudam a controlar verminoses em caprinos e ovinos




Aprenda a fazer o Adubo bokashi em casa e obtenha uma excelente produtividade na sua horta


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp