17/02/2022 às 11h09min - Atualizada em 17/02/2022 às 11h09min

Egito amplia compra de carne bovina de MT e exportação aumenta 36% em janeiro

Dos embarques realizados em este ano, a China e Hong Kong foram os principais compradores, com Egito como o segundo, e Estados Unidos e os Emirados Árabes em terceiro lugar.

Redação com assessoria
Acrimat
-

O volume das exportações de carne bovina de Mato Grosso cresceu 36,25% em janeiro deste ano ante o mesmo mês do ano de 2021. Esse aumento ocorreu em razão dos embarques realizados para o Egito, que surpreendeu ao ampliar seu volume de compras no período, além da China, que já é considerado o principal comprador da carne brasileira.

 

Foram exportadas 43 mil toneladas de equivalente carcaça (TEC) da carne bovina de Mato Grosso durante o mês de janeiro de 2022. Já no mesmo período do ano anterior, foram exportados 31 mil TEC, de acordo com os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

Dos embarques realizados em janeiro deste ano, a China e Hong Kong foram responsáveis pela compra de 30% da carne bovina mato-grossense, seguida pelo Egito, que comprou 21%. Os Estados Unidos e os Emirados Árabes ocupam o terceiro lugar na participação das exportações, com 6% dos embarques realizados cada um.







 

“O volume exportado aumentou devido às demandas reprimidas da China, que voltou a comprar, e a entrada de um novo comprador, o Egito. Na verdade, o Egito já comprava, mas nesse período ele intensificou as compras e totalizou 21% dos embarques de Mato Grosso. Isso trouxe uma receita 44% maior de janeiro de 2021 para janeiro de 2022”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita.


 

Ainda segundo Nilton, esse cenário positivo surpreendeu devido ao histórico do período, cuja tendência é de baixa demanda de compra. “Em janeiro saímos de um período de pico máximo de abate, que são os últimos três meses do ano em que o mercado está aquecido e há uma demanda maior do mercado. Então, historicamente em janeiro costuma ser mais calmo. Mas janeiro de 2022 surpreendeu por ser mais aquecido em relação a 2021”, afirmou o gerente.

 

LEIA TAMBÉM:



Área com sistemas lavoura-pecuária em Mato Grosso ultrapassa 2,6 milhões de hectares




Manejo utiliza sistema de rotação de pastagem para reduzir carrapato-do-boi em 82% sem usar químicos​





Estratégias de manejo de pastagem e de condicionamento da recria na transição acelera a recuperação dos animais




Intensificação do sistema produtivo começa pela escolha do capim





Pecuária é capaz de gerar crédito de carbono com média lotação no pasto


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp