17/02/2022 às 10h48min - Atualizada em 17/02/2022 às 10h48min

Seca na região Sul: agricultor recupera fonte natural e se anima ao ver a água jorrar

Com o sistema de proteção de fonte no modelo Caxambu, agricultor recuperou a fonte que acreditava estar seca e construiu cisterna para armazenar 1 milhão de litros de água

Gisele Dias
Epagri SC
-
Há dois anos, desde que a estiagem se agravou em Galvão, na região de Xanxerê, o agricultor Luiz Carlos Coltro viu secar a fonte de água existente em sua propriedade.



No final do ano passado, com apoio da Epagri e financiamento do governo do Estado, ele recuperou a nascente e hoje a água jorra, apesar das chuvas escassas dos últimos meses.


 

Coltro contou com a Epagri para produzir o projeto técnico e acessar o Programa Mais Solo e Água SC, do governo do estado, voltado para ações de mitigação da estiagem. Com os cerca de R$ 12 mil que recebeu ele comprou caixas d´água, pedras, lona, encanamentos e outros materiais necessários para instalar uma proteção de fonte modelo Caxambu, com capacidade de armazenamento de 20 mil litros.

 

O pagamento será feito a partir de 2023, sem juros e com desconto de 50% nas parcelas pagas em dia. A mão de obra ficou por conta da família, em parceria com a extensionista da Epagri Elaine Regina Baggio, que não apenas orientou a implantação da fonte Caxambu, mas também colocou a mão na massa.

 

Agora, com água abundante para fazer irrigação, Coltro pode voltar a produzir verduras, depois de um ano parado nesta atividade por conta da escassez do recurso. No começo de fevereiro ele plantou as primeiras mudas de tomate dessa nova etapa da propriedade e, em breve, vai retomar o cultivo de brócolis, couve-flor e beterraba. Tudo será produzido com o mínimo de aditivos químicos, já que o agricultor vem direcionando sua produção para o sistema orgânico. A colheita será comercializada para as escolas locais, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

“Tenho mais que agradecer a Epagri. Achamos que tínhamos perdido a água (da fonte), mas ela voltou”, comemora o agricultor, que também produz soja, milho e leite. Diante das dificuldades impostas pela estiagem nos últimos anos, o plano dos Coltro é ampliar a área de verdura, com sistemas de irrigação, e diminuir a produção de grãos.

 

Solução rápida para produtor de leite

 

“Eu não esperava que fosse tão rápido”. Com essa frase Antônio Freschi resume a sua satisfação, já que em cerca de um mês, concluiu a construção de uma cisterna com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água. A obra foi realizada no segundo semestre de 2021.





Cisterna para armazenar água

Cisterna para armazenar água


Foto: Cisterna construida para armazenar 1 milhão de litros de água

 

O volume se justifica. Ele produz leite em Galvão e, com cerca de 30 vacas em lactação, chega a gastar 3 mil litros de água num único dia de verão, não só com a dessedentação dos animais, mas também com lavagens das instalações, aspersão para dar conforto às vacas e outras atividades.

 

A água para consumo da família é garantida por uma fonte natural da propriedade, que, com apoio da Epagri, foi recuperada e protegida há muitos anos, utilizando o modelo Caxambu.

 

Para construir a cisterna, Antônio captou do governo do Estado R$ 78 mil, que serão pagos em cinco anos, com dois de carência, sem juros. As parcelas pagas em dia terão 50% de abatimento no valor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp