14/02/2022 às 11h18min - Atualizada em 14/02/2022 às 11h18min

No Mato Grosso do Sul a seca causa perda de 24% na produtividade da soja

Segundo levantamento da Conab os produtores de MS devem ter uma produtividade de 46 sacas por hectare

Redação com assessoria
Conab

-

O 5º levantamento da Safra de Grãos 2021/22, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta uma perda de 24% na produtividade da soja em Mato Grosso do Sul.  De acordo com a pesquisa da Companhia, a produção estadual total da oleaginosa está estimada atualmente em 9,7 milhões de toneladas, com uma produtividade de 46 sacas de 60 kg por hectare. 

 

A redução é provocada pela restrição hídrica associada a temperaturas elevadas que ocorreram a partir da segunda quinzena de dezembro na porção centro-sul do estado. A estiagem aconteceu no período em que a grande maioria das lavouras entrou em estádio reprodutivo, fase em que as plantas tornam-se mais sensíveis às intempéries. 

 

O impacto produtivo só não foi maior porque o comportamento climático na região centro-norte obteve um ótimo desempenho no mesmo período, mantendo expectativas de altas produtividades para esta porção que corresponde a aproximadamente 30% da área em produção de soja no estado.

 

Ciclo antecipado – Além das perdas produtivas, as condições climáticas adversas também provocaram a antecipação do ciclo das lavouras. Conforme o acompanhamento do Progresso da Safra divulgado semanalmente no site da Conab, até 05 de fevereiro haviam sido colhidos 7% da soja cultivada no estado.

 

Para mais informações sobre a safra de soja e outros produtos cultivados em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil, acesse a íntegra do boletim do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22.

 

LEIA TAMBÉM:


Sobe para 257 mil o número de propriedades atingidas pela seca no Rio Grande do Sul





Suinocultores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem prejuízo de R$300,00 por animal vendido




Ministra visita produtores rurais afetados pela estiagem no RS e em SC para definir medidas de socorro




Sul de Minas: Floradas decepcionam e perspectivas da produção de café são pessimistas




Instabilidade climática marcou o campo em 2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp