11/02/2022 às 09h19min - Atualizada em 11/02/2022 às 09h19min

Custos de produção de leite sobem mais 2,4%

Nos últimos doze meses o custo de produção do leite acumulou uma alta de 25,4%

Redação com assessoria
Embrapa Gado de Leite
-
A Embrapa Cileite divulgou o Boletim com os custos de produção do leite no mês de janeiro.


Segundo a entidade, após desaceleração no crescimento dos custos de produção do leite no último trimestre de 2021, o primeiro mês do ano apresentou crescimento da inflação, desta vez puxada pelo reajuste de salário da mão-de-obra.


Diante disso, em janeiro, o ICPLeite/Embrapa cresceu 2,4%. No acumulado em doze meses, a inflação dos custos de produção atingiu 25,4%, ultrapassando a inflação acumulada em dezembro de 2021.



Com a retomada da aceleração da inflação, o custo de produção de leite vinha apresentando desaceleração no crescimento dos preços de insumos e serviços usados para a produção de leite a partir de outubro de 2021.


Mas, esta tendência foi interrompida em janeiro e os custos de produção subiram 2,4% conforme o Gráfico 1.







O principal grupo responsável pelo crescimento de custos em janeiro foi a mão de obra, cujos salários tiveram reajuste anual por força de lei.


Todos os demais grupos apresentaram variações menores que o ICPLeite/Embrapa, incluindo os grupos de alimentação, recordistas de aumento de 2021.


Em janeiro, os preços do grupo Concentrado variaram 1,1%, Volumosos 0,3% e Minerais registrou queda de -0,1%.


Os demais grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa registraram variações próximas de zero e pouco impactaram os custos no mês, conforme Gráfico 2. 







Nos últimos doze meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um crescimento de custos de 25,4%, com destaques para o grupo Volumosos utilizados na nutrição das vacas de leite, que teve os custos alterados em 71,4%, em função da variação dos preços dos adubos e defensivos.


O grupo Minerais registrou a segunda maior alta, com taxa anual acumulada em 46,6%, seguido por Energia e Combustível (25,1%).


Os grupos Concentrado e Mão de Obra, dois itens de peso expressivo no cálculo do ICPleite/Embrapa, tiveram variação anual de 16,1% e 6,2%.


Qualidade do Leite e Sanidade e Reprodução acumularam respectivamente variações de 8,7% e 5,6%. 






 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp