07/02/2022 às 11h49min - Atualizada em 07/02/2022 às 11h49min

Chuvas da última semana melhora o desenvolvimento das culturas de verão na região Sul

No RS as chuvas ocorridas na última semana permitiram a retomada da semeadura do milho, que já atinge 98% da área total estimada, especialmente em sucessão às lavouras de fumo

TALINE SCHNEIDER/EMATER - RS
Emater RS
Emater RS
-

As chuvas ocorridas na última semana permitiram a retomada da semeadura do milho, que já atinge 98% da área total estimada, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao Sul do Estado.

 

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (03/02) pela Emater/RS-Ascar,  a reposição parcial de umidade nos solos beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo (10%), florescimento (7%) e enchimento de grãos (20%), que totalizam 37% da área cultivada. Os cultivos em maturação alcançam 21% e apresentam estimativa de redução na produtividade inicial. A colheita evoluiu para 42% das lavouras, consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal.

 

O mesmo período foi caracterizado pela presença de baixos acumulados de chuva em todas as regiões do Estado e também favoreceram o desenvolvimento da soja pelo aumento do teor de umidade do solo e redução das altas temperaturas. O plantio está praticamente concluído (99% da área total estimada). Os cultivos avançam no ciclo e 22% já chegaram na fase de enchimento de grãos, 43% em floração e 35% ainda estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. Produtores aproveitaram as condições do tempo mais favoráveis para realizar tratos culturais.

 

As condições de tempo entre 24 e 31/01 foram um pouco mais favoráveis que as ocorridas desde o início de janeiro de 2022.



As temperaturas excessivas reduziram no momento que a cultura apresenta 58% da área em estágios reprodutivos: floração (36%) e enchimento de grãos (22%), enquanto que 5% da área já está em maturação e outros 37% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.



Também houve ocorrência de chuvas, mal distribuídas, mas que proporcionaram uma reposição parcial de mananciais, em algumas regiões produtoras, que apresentavam dificuldades na irrigação. 



 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp