07/02/2022 às 07h41min - Atualizada em 07/02/2022 às 07h41min

Preço do leite sobe 4% para os laticínios e cai 0,8% para os produtores mineiros, alguém explica?

Alta de custos de produção continua, o milho subiu 16,4% em janeiro e o farelo de soja 14,5%

Redação com assessoria
CILEITE - Embrapa Gado de Leite
-
O boletim da Central de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite apresenta uma queda nos preços dos lácteos no mercado atacadista, e tiveram pequena reação na segunda quinzena de janeiro, principalmente o leite UHT e o leite em pó.



Ainda segundo a entidade, o mercado de queijo muçarela e o leite no mercado Spot tiveram um janeiro ainda fraco, mas no início de fevereiro o Spot registrou pequena alta. Apesar da demanda interna fraca, o cenário de queda nos preços se reverteu devido a alta na cotação internacional dos lácteos, o baixo volume de leite via importação, a produção relativamente mais baixa de leite devido a piora na rentabilidade dos produtores e um horizonte de entressafra se aproximando. No varejo os lácteos também registraram pequena elevação.



Fonte: Embrapa Gado de Leite



CONSELEITES DIVERGEM NO PREÇO




Em janeiro/22, o preço do leite ao produtor ficou relativamente estável na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de fevereiro, os Conseleites indicaram movimentos distintos.



Paraná mostrou alta de 0,4% e Minas Gerais queda de 0,8%. Em Minas Gerais a referência do Conseleite não incluiu a alta dos lácteos na segunda quinzena de janeiro pois a reunião é mais cedo.




MILHO E SOJA VOLTAM A SUBIR



O clima alterou o cenário para as cotações de milho, soja e para os custos de produção de leite. O plantio da safra 2021/22 iniciou bastante positivo, mas o clima seco e as altas temperaturas na região sul do Brasil mudou o cenário.



Na Argentina também a estimativa é de quebra de safra, o que deixa o quadro mundial de estoques mais ajustados. Neste sentido, o milho e o farelo de soja cujos preços estavam em trajetória declinante até dezembro/21 voltaram a subir.



No lado macroeconômico, o Real registrou ligeira valorização em janeiro frente ao dólar. Já as projeções de crescimento econômico do Brasil para 2022 são ruins, com a última estimativa de PIB em torno de 0,30%, o que daria uma renda per capita recuando.




Fonte: Embrapa Gado de Leite



PECUÁRIA DE CORTE CORRIGE SEUS PREÇOS ACIMA DA INFLAÇÃO
 
 
A informação do Cileite comparou os resultados na pecuária leiteira com o obtido na pecuária de corte, sendo que no caso dos bovinos de corte, em janeiro o preço da @ do boi gordo teve alta de 5,8%.



Na comparação com janeiro de 2021 a @ do boi gordo teve alta de 17,4%.



Já o bezerro de ano na praça de SP teve alta de 1,3% na cotação de janeiro e no ano acumula alta de 17,4%.


Comparado com janeiro de 2021 o leite SPOT teve alta de apenas 4%, e leite UHT 9,9%.

Tanto no caso do preço do leite SPOT, quanto do UHT. a correção de preço nos últimos 12 meses foi insuficiente para repor as perdas com a inflação do período.



Fonte: Embrapa Gado de Leite



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp