27/01/2022 às 09h57min - Atualizada em 27/01/2022 às 09h57min

Aprosoja Brasil é contrária a qualquer taxação sobre soja e milho

Segundo a associação o projeto não leva em consideração a elevação dos custos de produção, principalmente dos fertilizantes e defensivos agrícolas, fato este que tem reduzido a rentabilidade dos produtores

Redação com assessoria
APROSOJA Brasil
-

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), enviou um comunicado a imprensa em que manifesta a contrariedade da entidade quanto a um projeto de lei 2814/21, que tramita na Câmara Federal e que estabelece um imposto de 15% sobre a exportação de milho até 31 de dezembro de 2022. 

A autora da proposta, a deputada federal Soraya Manato (PSL/ES), argumenta que a alta no preço do milho nos últimos anos tem levado muitos produtores a preferir o mercado externo, prejudicando o abastecimento nacional.

No entanto, a parlamentar não leva em consideração a elevação dos custos de produção, principalmente dos fertilizantes e defensivos agrícolas, fato este que tem reduzido a rentabilidade dos produtores.

A proposta também desconsidera as perdas em razão da seca severa que atingiu o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, trazendo prejuízos enormes aos produtores e ao país.

Por ser contrária a taxação de qualquer produto primário, especialmente de milho e de soja, a Aprosoja Brasil recomenda aos deputados das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados que rejeitem a proposta e que, ao invés de tributar os produtores, se debrucem sobre soluções para minimizar os prejuízos causados pela seca nas lavouras.

 

LEIA TAMBÉM:


Projeto de lei cria imposto de 15% sobre a exportação de milho até o fim do ano 



Epagri/Cepa estima 43% de perdas na safra catarinense de milho e de cerca de 30% na de soja



Suinocultura: Com baixo preço da carne e alta no preço do milho a relação de troca já é a pior da história


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp