26/01/2022 às 10h34min - Atualizada em 26/01/2022 às 10h34min

Café: Volume de produção da próxima safra gera divergências entre setor produtivo e Conab

Agricultores e técnicos de campo alegam que a geada no meio do ano, a seca no Paraná e o alagamento pelas chuvas em Minas vão reduzir a produção

Redação com assessoria
CEPEA/Esalq
-
O Cepea consultou alguns agentes da cafeicultura brasileira e encontrou opiniões divergentes quanto à produção de café da temporada 2022/23. A Conab indicou, em sua primeira estimativa, que a produção de arábica deve totalizar 38,7 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 23,4% em relação à 2021/22.


Apesar do avanço, que se deve à bienalidade positiva dos cafezais, o potencial produtivo esperado não deve ser atingido, por conta dos problemas climáticos nos últimos meses.


Uma parte dos colaboradores do Cepea acredita que a produção nacional deve ser inferior ao indicado pela Conab, devido à alta taxa de abortamento das flores nos cafezais, por conta da seca e das geadas.


Outros agentes, por sua vez, afirmam que o bom volume de chuvas desde dezembro, que vem auxiliando na condição das lavouras e no enchimento dos grãos, pode elevar o rendimento da safra 2022/23.


Para esses agentes, o volume colhido na próxima temporada pode se aproximar do projetado pela Companhia.



 
PRODUTORES MINEIROS


Ainda segundo alguns produtores, em algumas propriedade houve abortamente de até 70% da florada do café no Sul de Minas.


 

O fato é confirmado pelo gerente Emater-MG em Guaxupé, Willem de Araújo, explica que as esperanças de uma boa safra neste ano foram contrariadas ainda em dezembro.
 

“Infelizmente, houve um baixo vingamento dos frutos e se restringiu em algumas regiões a única florada. Isso foi devido a algumas questões climáticas que enfrentamos aqui no Sul de Minas, como a geada, em julho e agosto, e o longo período de estiagem, que em alguns municípios foi superior a 100 dias. Embora o cafeeiro precise de um pouco de estresse hídrico, no último ano esse fenômeno foi muito acima do esperado, o que acarretou esse baixo pegamento”, relata Araújo.



 



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp