Na semana passa a situação foi apresentada a ministra Tereza Cristina durante sua visita a Chapecó-SC para acompanhar a situação da estiagem na região Sul.
O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi solicitau a ministra que o Governo Federal repactue as dívidas dos suinocultores e coloque à disposição uma linha de crédito específica de retenção de matrizes para que possamos atravessar esse momento de dificuldade.
"Precisamos de alternativas urgentes para que a produção de carne suína volte a ter viabilidade”, enfatizou o presidente da ACCS.
Na reunião a ministra garantiu que vai levar os pleitos da entidade para a cúpula econômica do governo.
“Os suinocultores catarinenses fazem um trabalho formidável pelo nosso país. Sabemos das dificuldades que estão atravessando. Nós viemos ouvir as reivindicações, levar adiante para o governo e em breve apresentar alternativas do que pode ser feito. Queremos que vocês tenham condições de produzir, gerar renda e aumentar seus negócios”, ressalta Tereza Cristina.
QUEBRADEIRA
Segundo os produtores gaúchos, cinco granjas já fecharam na Região de Santa Rosa-RS, e muitos produtores abandonaram a produção e ficaram com as dívidas do financiamento para contrução dos barracões.