17/01/2022 às 07h42min - Atualizada em 17/01/2022 às 07h42min

Soja: Incertezas sobre o volume da safra fazem o preço oscilar

Mercado está atento a colheita esperando baixa produtividade nas regiões Sul e Sudeste e safra recorde no Centro Oeste e Matopiba

Redação com assessoria
CEPEA/Esalq - TF Agroeconomica
-
Segundo o Cepea, as atenções de agentes do setor de soja estão voltadas ao desenvolvimento das lavouras e à colheita no Brasil, iniciada de forma ainda lenta no Paraná e em Mato Grosso.

Segundo pesquisadores do Cepea, a expectativa é de que os trabalhos de campo se intensifiquem entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. As áreas de cultivo precoce têm registrado baixa produtividade, diante das chuvas tardias, gerando preocupações quanto à oferta da safra 2021/22.

O cenário mais preocupante é verificado no Sul do País. No Paraná, apenas 2% da área semeada havia sido colhida até o final da semana passada, mas as condições das lavouras estão cada dia piores.

Por outro lado, produtores do Sudeste e de parte do Centro-Oeste do Brasil ainda estão otimistas quanto à safra de soja e esperam por produção volumosa nestas regiões.

Segundo informações da TF Agroeconomica os preços da soja sobem outros 0,54% no interior do estado do Rio Grande do Sul, enquanto as chuvas são esperadas a partir de segunda-feira.

 

Em Santa Catarina o preço cai em 3,61% no porto, motivos parecem obscuros. “Claro,  o  dia  de  hoje  contou  com  algumas notícias  que  impactam  o  mercado  abertamente,  mas essa  queda  assim  tão  expressiva  foi  vista  apenas  em Santa  Catarina,  as demais regiões  permaneceram em níveis mais próximos, com diferenças de no máximo 1% e com regiões portuárias sendo menos afetadas. A explicação parece ser uma queda abrupta na demanda que segundo analistas da região deve devolver os valores rapidamente pela falta de especificidade da condição”, completa. 

No Paraná nos portos sobe em até 1,74%, interior perde valor na mesma proporção. 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp