11/05/2020 às 12h48min - Atualizada em 11/05/2020 às 12h48min

SOJA: O que é Vazio Sanitário da Soja?

Emerson Calcanhoto
Redação

 

Alguns assuntos que são tratados no agronegócio podem inicialmente trazer alguma confusão para aqueles leitores que não estão habituados a eles. Um destes assuntos é o vazio sanitário da soja. 

O tema foi notícia em vários jornais pelo Brasil, depois que Ministério Público de Mato Grosso propoz uma Ação pedindo a destrição de lavouras experimentais e a aplicação de multa superior a 3 bilhões de reais aos 14 agricultores envolvidos no experimento. Em suas alegações ao propor a ação contra eles o Ministério Público alegou risco de praga, e desrespeito dos mesmos ao vazio sanitário da soja.

E muitas pessoas, até mesmo as que lidam com a agricultura ou pecuária, podem não ter conhecimento completo do tema. Então seja aos que estão chegando ou aos que já são mais não conheciam sobre o assunto, decidimos falar sobre isso de forma clara e explicativa.

O Vazio Sanitário da Soja é o período em que é proibido manter nas lavouras plantas vivas de soja, sejam essas, plantadas ou ao acaso (invasoras).

Para respeitar o vazio sanitário, após a colheita da soja, o produtor precisa destruir as plantas por meio da aplicação de produtos químicos ou com métodos físicos, deixando a área sem qualquer planta de soja durante um período mínimo de 60 dias.

O vazio sanitário existe atualmente regulamentado em 11 estados mais o Distrito Federal, sendo eles: Tocantins, Maranhão, Pará, Bahia, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

O produtor que não cumprir o vazio estará sujeito a penalidades como multas. Os estados também têm sanções aos que não seguirem.

O intuito de realizar o vazio sanitário é de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática, Phakopsora pachyrhizi, durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

O fungo que causa a ferrugem-asiática é biotrófico, o que significa que precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja na entressafra quebra-se o ciclo do fungo, reduzindo assim a quantidade de esporos presentes no ambiente.

O período de proibição ao plantio de soja no Brasil, irá variar de estado para estado, entre os meses de junho a novembro. É importante sempre acompanhar canais confiáveis para se manter inteirado acerca do período obrigatório de vazio sanitário em sua região.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
5.8%
8.0%
3.6%
8.0%
31.2%
6.7%
11.2%
4.0%
2.7%
4.5%
3.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp