09/05/2020 às 14h14min - Atualizada em 09/05/2020 às 14h14min

ALIMENTOS DA ÉPOCA: conheça a relação de frutas, verduras e legumes da época, e aproveite para incrementar suas receitas..

Frutas da época estão mais maduras, são mais nutritivas e apresentam melhor custo-benefício nas compras. Conheça suas propriedades e utilizações.

Emerson Calcanhoto
Redação
-
A partir do mês de maio, nossa equipe vai trazer mensalmente a relação de frutas, verduras e legumes da epoca. Queremos ajudar nossos leitores a usar alimentos mais frescos e a economizar, já que por ter maior oferta destes produtos o preço costuma ser mais baixo. Confira:

Frutas:

 
Tomate: Alimento muito consumido no Brasil, o tomate possui vários benefícios nutricionais. Além de vitaminas A e C, o tomate contém licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelho-alaranjada de frutas e hortaliças.  Estudos mostram sua contribuição na redução de ocorrência de câncer e seu efeito protetor contra radicais livres, sendo um importante antioxidante.

Banana: Considerada preferência nacional, a banana é uma fruta de alto valor nutricional. É rica em carboidrato e muito famosa por ser fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, a banana auxilia no bom humor, uma vez que é rica em triptofano e vitamina B6 que agem como estímulo para a serotonina. O que muitas pessoas não sabem é que a casca da banana também possui vitaminas e pode ser utilizada em várias preparações saudáveis, como farofa e antepastos.

Caqui: O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a maio, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?

Carambola: É uma fruta saborosa e muito utilizada em decorações, por ter o formato de estrela quando é cortada. É rica em vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico em bom funcionamento, e ainda contém antioxidantes que são importantes no combate aos radicais livres.

Limão: É uma fruta cítrica muito utilizada na culinária como temperos, sucos, bolos, mousses, entre outros. É rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal e vitamina C, que ajuda no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

Maçã: A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Mamão papaya: É rico em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. As fibras presentes tanto na polpa quanto nas sementes são de grande importância para regulação do funcionamento do intestinal.

Manga: Rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, e carboidratos que fornecem energia, a manga é uma fruta muito apreciada na culinária. Pode ser utilizada em sucos e vitaminas, sem a necessidade do açúcar de adição, pois a quantidade de frutose é bastante significativa, mantendo a fruta com um sabor doce naturalmente.

Legumes

Abobora: É um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotian cozida tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. É um alimento benéfico à visão, preserva a saúde da pele, melhora a pressão arterial, ajuda na saúde do coração, entre outros.

Abobrinha: É anti-inflamatória, as sementes podem ajudar a eliminar parasitas e bactérias e a proteger o sistema respiratório, é leve, em 100 g de abobrinha, há apenas 20 calorias, antioxidante, rica em vitamina C, fortalece os ossos, regula o açúcar no sangue, diminui a pressão arterial, reduz o colesterol ruim.

Batata-doce: possui uma grande quantidade de fibras, que auxiliam na prevenção da prisão de ventre. Reduzindo, assim, o desconforto e dores que atingem até 20% da população brasileira. são ricas em açúcares que ajudam a manter o nível glicêmico estável. Ela também possui minerais como o sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio, além das vitaminas A, D, C, B12 e B6. Auxilia no emagrecimento, atua no reparo do intestino, melhora o ganho de massa muscular.

Berinjela: É rica em antioxidantes, traz benefícios para o coração, emagrece, é rica em vitaminas do complexo B, fonte de cálcio, magnésio e potássio, ajuda a manter a pele saudável. Atua na prevenção de diversos tipos de câncer.

Beterraba: Diminui a pressão alta: contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos, melhora o rendimento do treino: por relaxar os vasos sanguíneos permite que mais nutrientes cheguem aos músculos, fortalece o sistema imune, é rica em zinco que ativa um hormônio que aumenta a produção de células de defesa do organismo.

Cará: Comumente confundido com o inhame, porém se tratam de tubérculos diferentes. De acordo com especialistas, ambos são ricos em vitaminas do complexo B, em destaque B6 e B9, e fornecem muita energia por serem ricos em carboidratos complexos, não gerando picos de glicose e insulina no sangue. 

Rabanete: são excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes, que beneficiam o sistema imune, impedindo a ação dos radicais livres no organismo; fibras alimentares, que auxiliam o nosso sistema digestivo, além de vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam no controle da pressão arterial.

Verduras

Alho Poro: é um ótimo tempero para massas, molhos, carnes, risotos, sopas e pratos diversos. Ele pertence à
família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido. Fonte de minerais importantes, como cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco e cobre, que são fundamentais para a saúde da estrutura óssea, muscular e do sistema cardiovascular, ele também é fonte de vitamina C, que fortalece a imunidade, faz bem para a saúde da pele e auxilia na absorção do ferro. Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o sistema nervoso, cardiovascular e digestório.

Almeirão: é fonte de minerais fundamentais para a saúde dos ossos e músculos. Outro ponto positivo do almeirão é que ele fornece minerais indispensáveis para o corpo: ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio e zinco. O cálcio e o potássio, por exemplo, são fundamentais para a saúde dos ossos, músculos e dentes.

Erva-doce: Reduz os gases, usada para indigestão e flatulência, conta com o ácido málico, que melhora a digestão, contém vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais, além de combater os radicais livres pró-inflamatórios. A erva doce também apresenta pequenas quantidades de vitamina A, vitamina B6, ácido fólico, niacina, riboflavina, tiamina, cobre, ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco.

Louro: usada comumente para temperar feijão, ela pode ser usada também como tempero em massas, carnes, caponatas e outros pratos. Auxilia na digestão, é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes que ajudam a manter a pele bonita. A folha tem ainda propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
5.8%
8.0%
3.6%
8.0%
31.2%
6.7%
11.2%
4.0%
2.7%
4.5%
3.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp