29/12/2021 às 11h15min - Atualizada em 29/12/2021 às 11h15min

Podcast “Tecnologia Agropecuária na Mesa” aborda controle biológico de pragas e doenças

Disponível gratuitamente no Spotify, episódio fala do controle de pragas e doenças agrícolas a partir do uso de outros organismos vivos

Redação com assessoria
Epamig
-

Epamig lançou mais um podcast da série “Tecnologia Agropecuária na Mesa”. O novo episódio fala do controle de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças a partir do uso de outros organismos vivos. Para ouvir, basta acessar o canal da empresa no Spotify (clique aqui).

Nos últimos anos houve um aumento nas práticas de controle biológico no Brasil e no mundo. O mercado internacional de biopesticidas registrou crescimento de 15%. Só no Brasil, onde o crescimento foi superior a 70%, é possível encontrar mais de 200 produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura (Mapa) para controle biológico de pragas e doenças. Além disso, o tema ganha cada vez mais espaço na mídia especializada e em grandes canais de comunicação.

Os jornalistas e apresentadores do podcast, Bruno Menezes e Mariana Penaforte, conversaram com a pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, para saber mais sobre os avanços e os desafios do controle biológico em Minas e no Brasil. Para ela, a proposta de trabalhar com recursos já disponíveis na natureza é benéfica para a preservação do meio ambiente, para a segurança alimentar e a produtividade.

“Aos nos referirmos a inimigos naturais, estamos falando de insetos benéficos para os seres humanos e maléficos paras os predadores das lavouras. Além de insetos, os inimigos naturais podem ser parasitóides e microrganismos como fungos, vírus e bactérias. Esses seres do bem podem atacar predadores e salvar lavouras inteiras. Isso significa dizer que estamos colocando pequenos e naturais combatentes para ‘cuidarem’ de nossos alimentos”, afirma Madelaine Venzon.

Tecnologia agropecuária na mesa

A série de podcasts produzidos pela Epamig foi inaugurada com o objetivo de popularizar a pesquisa agropecuária e mostrar como o trabalho da empresa impacta de maneira positiva o que consumimos no dia a dia. O primeiro podcast da série recebeu o título “Por que a pesquisa agropecuária é importante?”. O episódio faz uma viagem por alguns dos principais avanços proporcionados pela pesquisa agropecuária nas diferentes regiões de Minas Gerais, em áreas como cafeicultura, produção de leite e derivados, bananicultura, bovinocultura, olivicultura e vitivinicultura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp