09/05/2020 às 11h38min - Atualizada em 09/05/2020 às 11h38min

PRESERVAÇÃO: Operação embarga área e apreende maquinário em Ribeirão Cascalheira MT

A ação integrada aconteceu dentro de um assentamento e flagrou o desmatamento em floresta nativa. Foi aplicada multa de R$ 200 mil

Redação com assessoria
SECOM MT

_
Uma operação integrada embargou 40 hectares e apreendeu maquinário dentro de um assentamento, em Ribeirão Cascalheira. A interdição ocorreu por desmatamento em área de especial preservação. A ação conjunta teve participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Bombeiros Militar e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)

A equipe flagrou o desmatamento em floresta nativa no dia 6 de maio. Foi aplicada uma multa de R$ 200 mil e apreendidos um trator esteira, um implemento denominado empurrador florestal, um assoprador e uma bomba de lubrificação.

Foram desmatados 61 hectares dentro do Bioma Amazônico e a estimativa era que o desmatamento atingisse aproximadamente 80 hectares com previsão de preparação para enleiramento e, posteriormente, queimada do material lenhoso. A apreensão do maquinário evitou a continuidade da degradação.   

Monitoramento Diário

Desde 2019, por meio da Sema, o Estado de Mato Grosso é beneficiário da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (ferramenta) adquirida pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com recursos da Alemanha e Reino Unido.

Além das imagens diárias de alta resolução espacial, são disponibilizados alertas semanais de desmatamento e degradação da vegetação em toda a área do Estado. Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.2%
5.8%
8.0%
3.6%
8.0%
31.2%
6.7%
11.2%
4.0%
2.7%
4.5%
3.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp