23/12/2021 às 10h58min - Atualizada em 23/12/2021 às 10h58min

Software AdubaCebola ajuda produtores e técnicos a definir as quantidades de cada adubo a ser usado

O programa da Epagri-SC também permite calcular a recomendação de calcário por três diferentes critérios: Índice SMP; Saturação de bases; Al trocável e matéria orgânica (solos com baixo poder tampão).

Assessoria
Epagri SC
-
O programa AdubaCebola 1.0 é uma ferramenta complementar desenvolvida para facilitar o trabalho dos técnicos da Assistência Técnica e da Extensão Rural (Ater). “Além de facilitar o acesso a informações e recomendações da pesquisa, ele visa contribuir para a difusão das tecnologias, melhorar a eficiência e agilizar a prestação dos serviços de Ater”, explica Claudinei Kurtz, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga e um dos desenvolvedores da ferramenta.

Segundo Kurtz, para definição da adubação o AdubaCebola apresenta os dados de doses de nutrientes, bem como os respectivos parcelamentos, permitindo ao usuário selecionar os adubos a serem usados para cada parcela. O software dispõe de rotinas que permitem facilmente calcular as quantidades de cada adubo a ser usado. Apresenta a relação dos adubos a serem usados para cada parcela, bem como o total para o cultivo, com seus custos.

Calcário

O software também permite calcular a recomendação de calcário por três diferentes critérios: Índice SMP; Saturação de bases; Al trocável e matéria orgânica (solos com baixo poder tampão). “De posse dos dados da análise do solo, o usuário poderá selecionar o método e calcular a necessidade de calcário, bem como corrigir os valores de acordo com o poder relativo de neutralização total (PRNT) do calcário comercializado”, descreve o pesquisador.

Com o software também é possível definir a data de plantio e obter o calendário de adubação, além de emitir relatórios ou exportar as informações para a planilha. Conta ainda com dados de adubos minerais e orgânicos, contendo sua composição e seu custo, e fotos mostrando sintomas de deficiência de nutrientes que podem ser usados pelo usuário para auxiliar no diagnóstico de problemas nutricionais.

O AdubaCebola foi desenvolvido em parceria pelas Estações Experimentais da Epagri em Ituporanga e Urussanga.
 

Para baixar o programa, acesse o link:  https://docweb.epagri.sc.gov.br/pub/AdubaCebola.zip


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp