22/12/2021 às 10h13min - Atualizada em 22/12/2021 às 10h13min

Fortes chuvas no Vale do Jequitinhonha afetam cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e corte, culturas e pequenos animais.

Sebastião Avelar
Epamig

-
As fortes chuvas dos últimos dias, no Vale do Jequitinhonha, causaram danos na agropecuária da região. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta e indiretamente.

A informação é referente a 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

“As causas do que estamos vendo aqui na região foram da ocorrência de inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva, associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e corte, culturas e pequenos animais. Esse primeiro levantamento foi realizado pelos extensionistas da unidade regional da Emater-MG em Almenara.

Segundo a gerente regional da empresa, Lucianara Guimarães Miranda, “as informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp