16/11/2021 às 11h06min - Atualizada em 16/11/2021 às 11h06min

Holanda sacrifica cerca de 122.000 aves após detecção de surto de Gripe aviária

O surto foi diagnosticada em uma granja de frangos de corte em Tzum, província de Friesland

Redação com assessoria
Ministério da Agricultura da Holanda
-

O governo da Holanda divulgou recentemente uma nota informando que foi diagnosticada um surto de gripe aviária (H5) em uma granja de frangos de corte em Tzum (município de Waadhoeke, Holanda). O vírus detectado é uma variante altamente patogênica da gripe aviária e para evitar que se espalhe foram sacrificados aproximadamente 122.500 frangos da granja. 

Outra propriedades estão sendo investigadas, já que existem outras 14 granjas avícolas em um raio de 10 quilômetros ao redor da granja infectada.

Também foi decretada uma proibição de transporte para granjas avícolas em uma zona de 10 quilômetros ao redor da empresa em Tzum. A proibição de transporte se aplica a todas as aves e ovos para incubação e de mesa de um local com pássaros. A proibição também se aplica a estrume de aves e cama usada, e a outros animais e produtos de criação de aves. Também existe uma proibição de caça nesta área.

 

LEIA TAMBÉM:

Cerca de 140 mil galinhas poedeiras são abatidas no Japão após detecção de surto de gripe aviária

 


 

Medidas nacionais

As medidas nacionais ainda se aplicam, como a proibição de visitar abrigos de aves de risco, a menos que seja absolutamente necessário. Aves em risco incluem aves galináceas (como galinhas), aves aquáticas e outras. 

A obrigação nacional de confinamento e triagem ainda está em vigor. A obrigação de cuidar aplica-se a aves mantidas comercialmente. Uma obrigação de proteção se aplica a aves de alto risco mantidas não comercialmente (aves / galinhas, aves aquáticas etc), por exemplo, em zoológicos, zoológicos de estimação e proprietários de pássaros e galinhas, e faisões e ratites mantidos comercialmente. 

Deve-se evitar, tanto quanto possível, que as aves entrem em contato com aves selvagens doentes ou seus excrementos. Isso pode ser feito, por exemplo, mantendo os animais em um aviário. 

No 
site da NVWA estão disponíveis mais informações sobre como isso pode ser da melhor maneira. A proibição também foi imposta à exibição de aves domésticas, aves aquáticas e ratites.

Os detentores de galinhas poedeiras, reprodutores, frangos e patos ainda estão sujeitos a uma obrigação de relatório mais estrita. Nesse contexto, os avicultores devem relatar a perda de suas aves ao NVWA mais cedo, para que infecções com a gripe aviária possam vir à tona mais cedo e a chance de propagação seja reduzida.


Investigação de rastreabilidade

Como de costume, no contexto da contaminação na empresa em Tzum, uma investigação de rastreamento está sendo conduzida em contatos de alto risco. Nessas investigações, o NVWA examina se 'contato de risco' ocorreu entre a empresa infectada e outros locais. 

Um contato de risco é, por exemplo, quando um visitante foi a uma empresa infectada e depois visitou outra empresa. 


A liberação da notícia foi realizada pela Autoridade Holandesa de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo (NVWA).



 




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp