15/10/2021 às 16h11min - Atualizada em 15/10/2021 às 16h11min

Do pasto ao leite: Como produzir 18 mil litros de leite por hectare/ano exclusivamente a pasto

Guia gratuito ensina produtores a diminuir dependência do milho com rentabilidade e sustentabilidade

Gisele Dias - Epagri
Epagri SC
-
Está disponível para livre download o boletim técnico Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável. A publicação traz informações de como produzir 18 mil litros de leite por hectare ao ano, no sistema de produção à base de pasto, que reduz custos, eleva a rentabilidade e tem menos impactos ambientais.
 


Sistema à base de pasto reduz custos, eleva a rentabilidade e tem menos impactos ambientais
 


O boletim técnico é de autoria de Carlos Otavio Mader Fernandes, coordenador do programa Pecuária da Epagri, e Cassio Marques de Valois, extensionista da Gerência Regional da Epagri em Videira.

A bovinocultura de leite responde por 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e está presente em 60 mil estabelecimentos rurais do Estado. Além da relevância econômica, a atividade possui grande importância social, pela viabilização da pequena propriedade rural e pelo aporte de renda mensal, promovendo a permanência das famílias no meio rural com qualidade de vida.


LEIA TAMBÉM:


Aprenda a construir uma esterqueiras e transforme os dejetos de bovinos em adubo


Produtor investe em pasto e sistema de rotação e dobra a produção de leite na propriedade
 



Posição privilegiada

A Região Sul do Brasil está situada numa latitude privilegiada para produção de leite à base de pastagens. Mas, para que suportem a alta lotação animal, as propriedades precisam utilizar espécies forrageiras de elevado potencial produtivo e consumo por animal, gerando consequentemente altas produções por área.

Sob o ponto de vista ambiental, o uso de pastagens perenes possibilita manter e melhorar a fertilidade do solo, reduz a necessidade de insumos e tende a proporcionar um balanço adequado de nutrientes, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

As recomendações constantes da publicação estão baseadas nos resultados obtidos nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de leite acompanhadas pela Epagri ao longo dos últimos cinco anos. Foram considerados os resultados técnicos e econômicos das 20% melhores URTs de leite, dentro do grupo avaliado. Seguindo estas recomendações, é viável que a propriedade consiga produzir 18 mil litros de leite por hectare a cada ano.
 

Baixe aqui, gratuitamente, o boletim técnico Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.0%
6.0%
8.0%
3.2%
8.4%
30.1%
6.0%
10.8%
5.2%
3.2%
5.6%
3.2%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp