-
Um dos casos apresentados foi o do casal Juliano e Daniela Zottis, da Casa Zottis, agroindústria familiar registrada como vinícola pela Lei de Vinhos Coloniais no Ministério da Agricultura (Mapa). Naquela ocasião, eles se preparavam para participar de sua primeira Expointer. Pois os estreantes fizeram uma grande participação, conquistando o primeiro lugar na categoria de vinhos finos do 9º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar.
“A gente veio com a expectativa de divulgar nosso espaço, nossa vinícola, nossa agroindústria no porão de casa, então receber esse prêmio é muito gratificante. Com esse prêmio a gente sabe que está no caminho certo, que temos um produto de qualidade, representando bem o vinho brasileiro, o vinho de Bento Gonçalves, e o vinho do Vale dos Vinhedos”, destaca Daniela.
Inexperiente em Expointer, o casal por pouco não trouxe o vinho que se sagrou campeão no concurso, um Merlot. “A gente ia focar só nos vinhos de mesa e íamos inscrever o rosé no concurso, nosso Moscato de Hamburgo. Como não tem essa categoria, resolvemos trazer e inscrever o Merlot, que foi o vencedor. Na próxima, com certeza vamos inscrever o suco de uva”, promete Daniela.
Juliano é econômico nas palavras, mas deixa transparecer a emoção da conquista. “É um sentimento de alegria e gratidão, não tem explicação. Participar da nossa primeira Expointer e ganhar o primeiro lugar no concurso, não tem nem palavras pra descrever”, resume.