-
Desde a manhã de quarta-feira (08/09), caminhoneiros fazem manifestações por todo o Brasil. Estes bloqueios se estendem pela manhã de hoje (09/09) a pelo menos 16 estados, impedidndo parcialmente as principais rotas em vários estados e levando o presidente Jair Bolsonaro a pedir aos manifestantes que se retirassem.
Em nota o Ministério da Infraestrutura alega que as rodovias interrompendo brevemente o trânsito em alguns locais. Os estados em que os manifestantes estão bloqueando as rodovias são: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia. Maranhão, Roraima, São Paulo e Pará
Os bloqueios são consequencia das manifestações iniciadas por Bolsonaro na terça-feira, e visavam enfrentamento a decisões de ministros do Supremo Tribunal Federal e ao sistema de votação do Brasil. Os caminhoneiros já demonstraram este ano sobre os altos preços dos combustíveis.
Em uma mensagem separada em vídeo do WhatsApp circulando entre grupos de caminhoneiros e obtida pela Reuters, o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, confirmou a autenticidade do áudio de Bolsonaro.
Os bloqueios de quarta-feira afetaram o principal estado produtor de grãos do Mato Grosso, bem como Minas Gerais, onde os caminhoneiros participaram de uma greve de 24 horas iniciada na terça-feira.
Bloqueios também foram relatados perto do porto de São Francisco do Sul em Santa Catarina e no Paraná, perto do segundo porto de grãos mais movimentado do Brasil, disseram agências regionais da PRF no Twitter.
Em nota, a ANEC chamou as manifestações dos caminhoneiros de "uma preocupação" e disse que está contando com as autoridades para encontrar uma solução rápida.
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás disse à Reuters que está monitorando os bloqueios, mas não relatou nenhum impacto no fornecimento de combustível.
Uma greve massiva de caminhoneiros em 2018 paralisou a economia do Brasil e destruiu o capital político remanescente do então presidente Michel Temer.