Os temas do curso foram definidos pelos técnicos da Epagri que trabalham com rizicultores de diferentes regiões catarinenses. Nas próximas etapas, estão programadas transmissões sobre manejo de plantas daninhas, uso de corretivos do solo, fertilidade do solo e inovações no manejo de doenças do arroz irrigado. Os instrutores são todos profissionais da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, que é referência nacional em pesquisa e tecnologias para o cultivo do arroz irrigado.
“Com essa capacitação, a Epagri oportuniza acesso a novos conhecimentos que, quando aplicados nas lavouras de arroz irrigado, proporcionam aumento de produtividade e, consequentemente, da renda das famílias que trabalham com essa cultura”, destaca Donato Lucietti, coordenador estadual do programa de grãos da Epagri.
Técnicos e agricultores
A capacitação, realizada anualmente pela Epagri, é voltada principalmente para técnicos e agricultores. “Ela sempre foi realizada presencialmente na Estação Experimental de Itajaí, com alta demanda pelas vagas. Por conta da pandemia, estamos realizando de forma on-line, o que também é uma oportunidade para que um público maior seja beneficiado com esse conhecimento”, explica Donato.
Confira abaixo a programação e os links para participar de cada etapa:
ETAPA 1 – 10 de agosto, às 19h30 – Manejo de percevejos, cigarrinha e caramujos no cultivo de arroz irrigado
ETAPA 2 – 17 de agosto, às 19h30 – Desafios no manejo de plantas daninhas no cultivo de arroz irrigado
ETAPA 3 – 24 de agosto, às 19h30 – Uso de corretivos do solo para arroz irrigado
ETAPA 4 – 31 de agosto, às 19h30 – Manejo de nitrogênio, fósforo e potássio no cultivo de arroz irrigado
ETAPA 5 – 14 de setembro, às 19h30 – Inovações no manejo de doenças do arroz irrigado
Inscreva-se no Canal de Capacitações da Epagri no YouTube para ficar por dentro dos cursos.
Mais informações: Donato Lucietti, coordenador do programa de grãos da Epagri: donato@epagri.sc.gov.br ou (48) 3403 1195.
Assista abaixo à primeira etapa da capacitação, sobre manejo de percevejos, cigarrinha e caramujos no cultivo de arroz irrigado: