16/08/2021 às 13h44min - Atualizada em 16/08/2021 às 13h44min

De lá Pra Cá: primeiro episódio da série detalha o caminho da produção de camarão das fazendas de cultivo à mesa

Representantes da cadeia produtiva apresentam informações sobre a atividade, no dia 19/08, às 14h

Redação com assessoria
Todos a Uma Só Voz

-
Com o objetivo de levar conhecimento e esclarecer mitos sobre a produção de alimentos, o Movimento Todos a Uma Só Voz promove, no próximo dia 19 de agosto, o primeiro episódio da série “De Lá Pra Cá – De onde vem o que consumimos”.

Esse primeiro capítulo mostra como é a produção do camarão cultivado, uma espécie que tem tudo para ser destaque no cenário nacional, principalmente pelas boas condições climáticas e territoriais do Brasil.

“Apesar do Brasil ser um País que possui uma vasta costa marítima e áreas apropriadas para a criação do camarão marinho cultivado, a produção brasileira ainda é pequena, mas com alto potencial de crescimento”, explica Ricardo Nicodemos, coordenador e mentor do Movimento Todos a Uma Só Voz.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), o consumo per capita de camarão marinho no Brasil é de apenas 0,65 kg/ano, enquanto que, em países como China, por exemplo, o consumo per capita/ano é de 2,6 kg/ano, na frente dos Estados Unidos (2,2 kg/ano) e do México (1,6 kg/ano).

“O camarão é um alimento saudável e possui proteína de alto valor nutricional, fatores que o tornam um importante componente de um cardápio balanceado, para uma boa qualidade de vida. Além disso, o rígido controle de qualidade adotado por toda a cadeia produtiva, garante que é um produto seguro.”, reforça Nicodemos.
 

Da fazenda de cultivo à mesa

Mostrar para a população urbana de onde vem o camarão que consumimos e que sua cadeia produtiva é muito organizada é o pilar do evento online, que contará com a participação do presidente da ABCC, Sr. Itamar Rocha, do Professor Doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Dr. Rodrigo Carvalho e o produtor da empresa Tecnarão Tecnologia de Camarão, Marcos Aldatz.

O evento será realizado a partir das 14 horas, no canal YouTube do Movimento, com acesso pelo link: https://youtu.be/pyZs4aA6K3g.
 

Sobre o Movimento “Todos a Uma Só Voz”

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o Movimento Todos a Uma Só Voz surgiu para conectar toda a cadeia produtiva do Agro. Ele conta com a ajuda de diversas associações, empresas e profissionais que trabalham unidos em prol de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores e produtoras.

O Movimento tem o apoio institucional da ESALQ-USP, ABAG, ABAGRP, ABCC, ABIA, ABIARROZ, ABIEC, ABISOLO, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRAFRUTAS, ABRALEITE, AGROLIGADAS, AIPC, AMA BRASIL, ANDA, ANDAV, APROSOJARO, ASBRAM, CECAFÉ, CICARNE, CLIMATEMPO, CONGRESSO DAS MULHERES, FENEP, GRUPO MULHERES DO BRASIL (COMITÊ AGRONEGÓCIO), IBÁ, IBRAHORT, LIGA DO AGRO, MKT DO AGRO, PECEGE, SINDAN, SINDIRAÇÕES, SISTEMA OCB, SNA, YAMI. Tem o apoio comercial das empresas Agroline, Attuale, Coelho&Morello, Lamarca, RCom, RV Mondel, TrahLahLah e Companhia de Estágios. Tem diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.7%
6.0%
7.7%
3.4%
8.1%
29.9%
6.4%
11.5%
4.7%
2.6%
6.0%
3.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp