12/08/2021 às 08h53min - Atualizada em 12/08/2021 às 08h53min

Dia de campo comprova aumento de produção de grãos com uso de Plantio Direto

Evento foi realizado em uma propriedade pioneira na implantação do Sistema Plantio Direto no Oeste Catarinense e mostrou a viabilidade e as principalmente as vantagens da produção sustentável de grãos

Redação com assessoria
Epagri SC
-.
Um dia de campo na propriedade pioneira na implantação do Sistema Plantio Direto no Oeste Catarinense mostrou não apenas a viabilidade, mas principalmente as vantagens da produção sustentável de grãos: a família Alessio, em Faxinal dos Guedes, tem hoje um custo de produção 20% menor comparada às propriedades da região, com produtividade igual ou superior. O evento foi no dia 4 de agosto e reuniu cerca de 200 pessoas da região para tratar de temas como agricultura regenerativa, biologia do solo, conservação de solo e água, e manejo sustentável de pragas e doenças.


Segundo o extensionista rural da regional de Epagri em Xanxerê, engenheiro-agrônomo Marcelo Basssani, esses índices foram possíveis porque a propriedade tem solo com excelente qualidade química, física e biológica. “O uso de plantas de cobertura permite que o solo esteja coberto o ano todo, o que evita erosão e degradação do solo, além de garantir grande com diversidade de fauna e flora.  Pesquisas na propriedade apontam locais com 6% de matéria orgânica, ou seja, uma excelente fração orgânica composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus, o que promove uma fertilidade acima da média”, explica Marcelo.

No evento os Alessio também mostraram como o monitoramento de pragas e doenças resultou na redução da aplicação de produtos químicos. “Enquanto a família fez uma aplicação de fungicida, por exemplo, as propriedades da região fizeram três”, ressalta Marcelo. Sem contar o uso de equipamentos como rolo-faca para evitar o uso de herbicidas e o desequilíbrio da biota do solo. “Tudo isso é incremento de renda no bolso do agricultor e é responsável por manter os índices de sustentabilidade ao longo dos anos”, diz o extensionista.

A Fazenda Banhado Verde é unidade de referência técnica da Epagri na produção sustentável de soja, milho e trigo e é acompanhada pelo extensionista do município Maico Pergher, responsável por organizar o dia de campo, juntamente com a família, com a auxiliar administrativo Maria Rita Trevisan Angonese e a equipe de Grãos da UGT1 da Epagri.

No vídeo a seguir, conheça mais sobre o sistema Plantio Direto, uma tecnologia que reduz custos de produção, melhora a propriedade e preserva os recursos naturais.



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.7%
6.0%
7.7%
3.4%
8.1%
29.9%
6.4%
11.5%
4.7%
2.6%
6.0%
3.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp