02/07/2021 às 10h11min - Atualizada em 02/07/2021 às 10h11min

Culturas de café, cana e milho sofrem com terceiro dia de geada no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil

As geadas atingiram o oeste e o norte do estado de São Paulo, o triângulo mineiro, o sudoeste de Goiás e algumas áreas do sul de Minas Gerais

Reuters Brasil
Reuters Brasil

-

As áreas agrícolas brasileiras foram atingidas por geadas pelo terceiro dia desta quinta-feira, afetando milho, café e cana-de-açúcar, além de produtos para os mercados locais como feijão, batata e tomate, segundo a consultoria Rural Clima .

Em nota aos clientes, o Rural Clima disse que as geadas atingiram o oeste e o norte do estado de São Paulo, o triângulo mineiro, o sudoeste de Goiás e algumas áreas do sul de Minas Gerais.

“Afetou café, cana-de-açúcar, pasto, batata, milho, feijão e tomate”, disse o meteorologista do Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.

A safra de milho, possivelmente a mais afetada pelas geadas desta semana, pode ser reduzida em 6 milhões de toneladas, acrescentou.

"Esperávamos uma segunda safra de milho de cerca de 62 a 65 milhões de toneladas. Agora podemos dizer com certeza que ficará abaixo de 60 milhões de toneladas", disse ele.

O Paraná, segundo maior produtor de milho do Brasil, foi fortemente atingido por geadas nos últimos dois dias, mas não tanto na quinta-feira. Na quarta-feira, as geadas atingiram a maioria das áreas de cana-de-açúcar em São Paulo, o maior estado produtor de etanol e açúcar do Brasil.

A segunda safra de milho no Brasil já havia sido fortemente afetada pela estiagem, que reduziu a safra potencial em 20 milhões de toneladas.

Santos acrescentou que as geadas podem afetar a inflação local nas próximas semanas, à medida que atingem áreas de cultivo de produtos alimentícios básicos, como batata e tomate.

A massa polar sobre o centro do Brasil pode levar a novas geadas na sexta-feira, acrescentou o Rural Clima.

 
Reportagem de Roberto Samora; Escrito por Tatiana Bautzer; Edição de Jan Harvey

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.7%
6.0%
7.7%
3.4%
8.1%
29.9%
6.4%
11.5%
4.7%
2.6%
6.0%
3.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp