30/04/2021 às 11h26min - Atualizada em 30/04/2021 às 11h26min

Panorama do mercado obriga pecuaristas a recalcular rota visando maior lucratividade na fazenda

Em tempos de incertezas, criadores devem apostar no planejamento a curto prazo para garantir os bons resultados

Redação com assessoria
Assessoria

-
A chegada do período da seca traz ao pecuarista o desafio de garantir os ganhos conquistados com o rebanho nas águas, mas como conquistar esse resultado em tempos de tantos aumentos nos custos de insumos e incertezas no mercado?

“Esse já é um período muito desafiador para o pecuarista, mas, com as oscilações de preços dos insumos e a falta de uma perspectiva concreta de como reagirá o mercado do boi a longo prazo, podemos dizer que esse ano está ainda mais delicado para as tomadas de decisão”, destaca o médico-veterinário e gerente de Tecnologia e Marketing da Connan, Marcio Bonin.

Para Bonin, o momento agora é de revisar o planejamento, traçar uma nova rota para o rebanho e buscar a melhor alternativa para garantir os resultados, mas sempre com foco na lucratividade da fazenda.

“O ideal é que o pecuarista trace suas metas lote a lote, ou seja, olhar para cada um deles de maneira independente, analisando os ganhos e investimentos necessários. Com o cenário atual do mundo, pela pandemia e os impactos dela no mercado, não temos mais como fazer programações a longo prazo, como no ano passado, por exemplo”, explica.

O pecuarista deve entender o que é realizável nos próximos 90 dias e traçar uma estratégia para este período, visando o melhor resultado. Para tanto, deve comprar os insumos e se possível travar o preço de venda do lote. Para os lotes de animais em crescimento, não realizáveis no curto prazo, os pecuaristas estão apostando em estratégias nutricionais que garantam um bom desempenho na seca, porém sem aumentar os investimentos.

“Temos que ter em mente que o que funcionou com um lote pode não dar o mesmo resultado no outro, pois as oscilações de preços de insumos podem ser muito grandes e distorcer os resultados esperados”, ressalta Bonin.
 

Bons preços da arroba
 

Os altos preços da arroba do boi, nos últimos meses, levou alguns criadores a se organizarem para terminar o rebanho e aproveitar esse momento do mercado. “É preciso analisar e se planejar, mesmo com o valor da arroba tão atrativo. O ideal é entender qual o melhor protocolo a ser implantado para que os investimentos com a nutrição do rebanho auxiliem a compor o lucro no resultado da venda dos animais”, enfatiza o gerente.

Como um dos caminhos que oferecem mais segurança aos pecuaristas, neste momento do mercado, está a Terminação Intensiva a Pasto, ou TIP, como é conhecida. Esse é um modelo vantajoso, pois dá previsibilidade de abate, possibilitando que se desenvolva um programa nutricional rápido e de fácil implantação, permitindo abater seus diversos lotes com maior homogeneidade. A TIP facilita também a extensão da janela de abate sem a necessidade de se investir em uma estrutura de confinamento.

“Essa técnica representa baixo investimento estrutural ao pecuarista, pois utilizando de tecnologias complementares na nutrição, a TIP oferece ótimos resultados no campo e lucratividade ao criador”, destaca Bonin.
 

Solução para terminação
 

Visando proporcionar ao produtor uma ferramenta que garanta bons resultados em terminação, durante todo o ano, a Connan oferece ao mercado o Connan Nuclemix Termina-Fácil, um núcleo completo com minerais, que supre as deficiências de nutrientes e potencializa a utilização das fibras do pasto, possibilitando um bom ganho de carcaça e acabamento na terminação dos animais.

O tratamento dos animais com Connan Nuclemix Termina-Fácil permite a deposição de gordura de acabamento e aumento do ganho em carcaça em qualquer época do ano, sem a necessidade de se fechar os animais em confinamento, economizando em estrutura e mão de obra, sendo uma tecnologia acessível a todos os pecuaristas.

“O produto é um divisor de águas na terminação a pasto. Com ele o pecuarista pode se programar quanto aos resultados no rebanho de acordo com o momento, ou seja, oferece a possibilidade do planejamento de acordo com os resultados pretendidos com o lote que será terminado”, afirma Bonin.

“Não temos uma fórmula secreta ou um caminho único que garanta o lucro neste momento do mercado, mas apostar em um bom planejamento e no uso de produtos de qualidade é uma forma de investir certo e garantir os bons resultados”, conclui Marcio.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.1%
6.0%
8.1%
3.2%
8.5%
30.2%
6.0%
10.9%
5.2%
3.2%
5.6%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp