26/04/2021 às 13h10min - Atualizada em 26/04/2021 às 13h10min

Aprenda como plantar tomate - com passo a passo e dicas interessantes para começar a plantar na sua horta ou no vaso

Começar uma horta orgânica em casa é uma forma excelente de fornecer alimentação saudável para sua família, livre de agrotóxicos

Emerson Luis de Mesquita
Embrapa
Pixabay.com
-
Apesar de parecer que o tomate é uma planta de origem europeia, já que é amplamente utilizado na culinária dos países deste continente, em especial na cozinha italiana, engana-se quem acredita nisso.
É um alimento rico em licopeno, vitamina A, B e sais minerais como potássio, ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração destes nutrientes. Estudos considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

 
O tomate, na verdade é originário da América Central e do Sul, e se espalhou pelo mundo após as colonizações europeias. Hoje é uma das hortaliças mais consumidas no mundo.
 
Ele é da mesma família que os pimentões, a berinjela e as pimentas. Possui muitas variedades, entre elas a cereja, caqui, saladete, italiano, japonês, entre outros.

Na culinária, a planta pode ser consumida crua, cozida, frita, gratinada, e também como ingrediente de molhos, sopas, cozidos, pizzas, entre tantos outros pratos.



 

Foto: Espaguete com molho de tomate - culinária italiana

 


Para o bom desenvolvimento da planta, o ph deve estar entre 5,5 a 7, precisam ser adubados, e bem drenados, sem encharcar. Um cuidado que se deve ter com relação ao solo, é que não se deve plantar o tomate em um solo que tenha recebido plantas da família da batata, do jiló, das pimentas e dos pimentões, antes de um período de 6 meses de descanso.
 
A planta prefere climas temperados, sendo que se desenvolve melhor entre 20° a 28° de temperatura. Não deve ser cultivado em temperaturas maiores que 35°. Em regiões mais quentes, deve ser cultivado em estufas.



 
Foto: Tomates em produção / Estufa
Sindicato Rural de Mogi Guaçu-SP

 


Além disso, ela precisa de boa luminosidade, devendo ser exposta ao sol por pelo menos 6 horas por dia.
 
Algumas variedades do tomateiro podem alcançar até 2 metros de altura, e deve ser utilizado a técnica do tutoramento (estaquia) que ajudam a planta a se desenvolver melhor e de forma uniforme. (foto abaixo)




Foto: Tomates plantado em vaso - estaca "tutorando"
crescimento da planta

Blog Vida Feliz




 
O tempo de colheita varia conforme a cultivar escolhida, podendo ocorrer entre 7 a 9 semanas nas variedades menores, e de 10 a 16 semanas nas variedades maiores. 





 

 


Dados gerais

 
Espécie: Tomate (Solanum lycopersicon)

Época de Plantio: É uma planta perene, pode ser plantada o ano todo.

Solo: Preferem solos soltos, bem drenados e ricos em húmus. O pH deve situar-se entre os valores 6,0 e 7,0. Solos com fraca acidez, com boa fertilidade, ricos em matéria orgânica e em nitrogênio. Irrigado com frequência.

Clima: A planta se desenvolve melhor em climas temperados, com temperatura entre 20° a 28°, com boa luminosidade.

Colheita: Ocorre de acordo com a cultivar escolhida, podendo variar de 7 a 9 semanas nas variedades menores, e entre 10 a 18 semanas nas variedades maiores.

Área mínima: Pode ser plantada em canteiros ou em vasos.


LEIA TAMBÉM:

 

Aprenda a fazer o Adubo bokashi em casa e obtenha uma excelente produtividade na sua horta

 

Aprenda como plantar repolho - com passo a passo e dicas para plantar em vaso ou na horta



 
#bora plantar:

 
Preparo da terra:

- Os canteiros devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.


Foto: Canteiro sendo preparado - Embrapa


- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);



 


Plantio:

- Plante de 2 a 5 sementes por cova nas sementeiras, e faça o replantio em canteiros quando a planta tiver de 4 a 5 folhas. As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor compradas em casas agropecuárias, ou feitas em copinhos plásticos de 200ml, ou ainda caixa de ovos ou outros recipientes reciclados que disponha.



Foto: Sementeira de material reciclado - Embrapa


- O espaçamento entre plantas não pode ser menor do que 80cm entre linhas, e de 50cm entre plantas. No caso do tomate cereja, o espaçamento pode ser de 30cm entre plantas.

- Irrigue com frequência, deixando o solo sempre úmido, sem encharcar, pois, isso pode provocar fungos e doenças que prejudicam a planta.

- Para plantar em vasos, utilize um que tenha no mínimo 25cm de profundidade, e cerca de 20cm a 30cm de diâmetro.



 
Foto: Tomate cereja em vaso - Pinterest.com


Adubação:

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- Sugere-se fazer 2 aplicações de cobertura com NPK.
 

Cuidados:

- Deve ser utilizado a técnica do tutoramento (estaquia) que ajudam a planta a se desenvolver melhor e de forma uniforme.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.2%
6.1%
8.1%
3.3%
8.5%
30.1%
6.1%
11.0%
5.3%
2.8%
5.7%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp