23/04/2021 às 12h48min - Atualizada em 23/04/2021 às 12h48min

Aprenda como plantar rúcula - com passo a passo e dicas

Fácil de plantar, ela é rica em proteína, vitamina A e C, sais minerais, principalmente Cálcio e Ferro. Além disso contém Ômega 3 e pode ser plantada em canteiro ou vaso

Emerson Luis de Mesquita
Embrapa
-
Ela é rica em proteína, vitamina A e C, sais minerais, principalmente Cálcio e Ferro. Além disso contém Ômega 3, é estimulante do apetite, e seu valor calórico é baixo. Estudos indicam que é bastante eficaz na prevenção e controle da diabetes, pois ajuda a controlar a hiperglicemia do sangue, e também melhora a resposta do organismo a insulina, além de ajudar a controlar os níveis colesterol.
 
A rúcula uma planta originária do Mediterrâneo e da Ásia Central, é conhecida também como agrião-italiano, mostarda-persa. É muito consumida na Itália, e por isso acredita-se foi trazida para o nosso país pelos colonizadores europeus. Inclusive a região sul é onde estão os maiores cultivos da planta, apesar dela ser bastante consumida em todo Brasil. É da mesma família dos mostardas.



Foto: Salada Mediterânea de rúcula, tomate cereja e muçarela de búfala



A rúcula é uma planta anual cujas folhas são consumidas cruas, cozidas ou refogadas, sendo utilizadas em diversos tipos de receitas culinárias. Suas folhas tem um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens, ou as folhas colhidas de plantas cultivadas em um clima mais frio, tendem a ser menos amargas e assim são consideradas como as mais saborosas para consumo em saladas.

As sementes também podem ser consumidas, e são algumas vezes utilizadas no lugar das sementes de mostarda. O extrato de rúcula, ou óleo extraído das sementes de Eruca sativa, é considerado um método eficaz de prevenção e tratamento para melhorar a resposta à insulina, reduzir a hiperglicemia e diminuir o colesterol alto e os triglicerídeos.

 
Esta planta, na época da colheita, atinge de 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir de 50 a 100 cm de altura.


LEIA TAMBÉM:

Aprenda a fazer o Adubo bokashi em casa e obtenha uma excelente produtividade na sua horta

 

Aprenda como plantar repolho - com passo a passo e dicas para plantar em vaso ou na horta




 
Dados gerais
 
Espécie: Rúcula (Eruca sativa)
 
Época de Plantio: É uma planta anual, portanto pode ser plantada o ano todo.

Solo: Sem que o solo fique encharcado, para evitar danos às raízes e o surgimento de doenças, mantenha-o sempre úmido. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, além de fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e pH entre 6 e 7,5.

Clima: A rúcula tem preferência pelo clima ameno ou frio, que permite plantio durante o ano inteiro. O desenvolvimento da hortaliça se dá melhor em locais com alta luminosidade, inclusive com incidência direta dos raios solares, porém, com sombreamento parcial. A planta suporta bem até mesmo temperaturas próximas a 0°. Cultivadas em climas quentes suas folhas tendem a ficar menos tenras e mais amargas. O calor antecipa a floração.

Colheita: Ocorre de 20 a 60 dias após o plantio. Pode-se colher toda a planta ou apenas algumas folhas, mais não deve ser consumida após as flores aparecerem, pois, as folhas se tornam muito amargas.

 
Área mínima: Pode ser plantada em canteiros e até mesmo ser cultivada em vaso e até em caixotes desde que estes tenham no mínimo 20cm a 30cm de profundidade.



 
#BORA PLANTAR:
 
Preparo da terra: 

- Os canteiros/covas devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.



Foto: Canteiro sendo preparado - Embrapa

 
- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- É melhor planta-la em sementeiras, fazendo sucos de 0,5cm na terra distantes 5cm entre si e então lance a semente, deve transplantar para o local definitivo quando as mudas atingirem de 10cm de altura. As sementes germinam entre 4 e 8 dias após plantadas.



Foto: sementeira utilizando materiais reciclados - Embrapa


- As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor, em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes que disponha. (Embrapa 2007)

- Evite áreas propensas ao encharcamento, para reduzir doenças nas raízes.

- Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 10 a 30 centímetros entre as plantas e de 15 a 60 centímetros entre linhas. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde.
 
Adubação:

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);
 
Fontes:

www.wikipédia.com.br
www.embrapa.com.br

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.1%
6.0%
8.1%
3.2%
8.5%
30.2%
6.0%
10.9%
5.2%
3.2%
5.6%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp