23/04/2021 às 12h48min - Atualizada em 23/04/2021 às 12h48min
Aprenda como plantar rúcula - com passo a passo e dicas
Começar uma horta orgânica em casa é uma forma excelente de fornecer alimentação saudável e livre de agrotóxicos para sua família
Emerson Luis de Mesquita
Embrapa
-
Ela é rica em proteína, vitamina A e C, sais minerais, principalmente Cálcio e Ferro. Além disso contém Ômega 3, é estimulante do apetite, e seu valor calórico é baixo. Estudos indicam que é bastante eficaz na prevenção e controle da diabetes, pois ajuda a controlar a hiperglicemia do sangue, e também melhora a resposta do organismo a insulina, além de ajudar a controlar os níveis colesterol.
A rúcula uma planta originária do Mediterrâneo e da Ásia Central, é conhecida também como agrião-italiano, mostarda-persa. É muito consumida na Itália, e por isso acredita-se foi trazida para o nosso país pelos colonizadores europeus. Inclusive a região sul é onde estão os maiores cultivos da planta, apesar dela ser bastante consumida em todo Brasil. É da mesma família dos mostardas.
Foto: Salada Mediterânea de rúcula, tomate cereja e muçarela de búfala
A rúcula é uma planta anual cujas folhas são consumidas cruas, cozidas ou refogadas, sendo utilizadas em diversos tipos de receitas culinárias. Suas folhas tem um sabor picante e amargo, sendo que as folhas mais jovens, ou as folhas colhidas de plantas cultivadas em um clima mais frio, tendem a ser menos amargas e assim são consideradas como as mais saborosas para consumo em saladas.
As sementes também podem ser consumidas, e são algumas vezes utilizadas no lugar das sementes de mostarda. O extrato de rúcula, ou óleo extraído das sementes de Eruca sativa, é considerado um método eficaz de prevenção e tratamento para melhorar a resposta à insulina, reduzir a hiperglicemia e diminuir o colesterol alto e os triglicerídeos.
Esta planta, na época da colheita, atinge de 10 a 30 cm de altura, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Durante a floração, pode chegar a atingir de 50 a 100 cm de altura.
Como plantar rúcula em vaso
Foto: Rúcula em vaso - Cultivar
Dados gerais
Espécie: Rúcula (Eruca sativa)
Época de Plantio:
É uma planta anual, portanto pode ser plantada o ano todo.
Solo:
Sem que o solo fique encharcado, para evitar danos às raízes e o surgimento de doenças, mantenha-o sempre úmido. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, além de fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e pH entre 6 e 7,5.
Clima:
A rúcula tem preferência pelo clima ameno ou frio, que permite plantio durante o ano inteiro. O desenvolvimento da hortaliça se dá melhor em locais com alta luminosidade, inclusive com incidência direta dos raios solares, porém, com sombreamento parcial. A planta suporta bem até mesmo temperaturas próximas a 0°. Cultivadas em climas quentes suas folhas tendem a ficar menos tenras e mais amargas. O calor antecipa a floração.
Colheita:
Ocorre de 20 a 60 dias após o plantio. Pode-se colher toda a planta ou apenas algumas folhas, mais não deve ser consumida após as flores aparecerem, pois, as folhas se tornam muito amargas. Área mínima:
Pode ser plantada em canteiros e até mesmo ser cultivada em vaso e até em caixotes desde que estes tenham no mínimo 20cm a 30cm de profundidade.
#Vamos plantar:
Preparo da terra:
- Os canteiros/covas devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.
Foto: Canteiro sendo preparado - Embrapa - Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);
- É melhor planta-la em sementeiras, fazendo sucos de 0,5cm na terra distantes 5cm entre si e então lance a semente, deve transplantar para o local definitivo quando as mudas atingirem de 10cm de altura. As sementes germinam entre 4 e 8 dias após plantadas.
Foto: sementeira utilizando materiais reciclados - Embrapa - As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor, em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes que disponha. (Embrapa 2007)
- Evite áreas propensas ao encharcamento, para reduzir doenças nas raízes.
- Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 10 a 30 centímetros entre as plantas e de 15 a 60 centímetros entre linhas. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde.
Adubação: - Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);
LEIA TAMBÉM:
Aprenda como plantar abóbora ou moranga - com passo a passo e dicas para cultivar <<< Aprenda como plantar berinjela - com passo a passo e dicas para plantar em vaso e canteiro <<<<
Fontes:
www.wikipédia.com.br
www.embrapa.com.br