16/04/2021 às 08h57min - Atualizada em 16/04/2021 às 08h57min

Aprenda como plantar abobrinha ou abobrinha Italiana - com passo a passo e dicas

A Abobrinha é deliciosa, e além disso ajudar a emagrecer, é anti-inflamatória, antioxidante, rica em vitamina C, alivia a prisão de ventre, tem uma grande quantidade de água que hidrata as fezes facilitando o transito intestinal, de fácil digestão, o que a torna um excelente alimento para quem tem gastrite ou dispepsia, por exemplo.

Emerson Luis de Mesquita
Embrapa
-
A Abobrinha é deliciosa, e além disso ajudar a emagrecer, é anti-inflamatória, antioxidante, rica em vitamina C, alivia a prisão de ventre, tem uma grande quantidade de água que hidrata as fezes facilitando o transito intestinal, de fácil digestão, o que a torna um excelente alimento para quem tem gastrite ou dispepsia, por exemplo.
 
Refogada, assada, frita ou empanada, entre tantas outras receitas culinárias, ela é preparada em todo o país. Além de apreciada pelo sabor e textura leve, a Abobrinha ainda conta com propriedades benéficas à saúde. Seu consumo é indicado por apresentar fácil digestão, capacidade de aliviar enjoos de gravidez e também de regular o trânsito no intestino. Cerca de 94% da hortaliça é pura água.



Foto: Abobrinha recheada - www.tudogostoso.com.br 

 
As sementes contêm óleo essencial (até 50%), albuminas, glicosídeo (cucurbitina), resina, minerais (principalmente) zinco. A polpa contém açúcares, albuminas, gorduras, ácido ascórbico, ácido hidrociânico, ácido salicílico, aminoácidos, carotenoides, cucurbitacina E, cucurbitina, flavonoides, saponinas, tanino, trigonelina, vitaminas, minerais. É anti-helmíntica, anti-inflamatória, antifebril, antitérmica, bactericida, diurética, emoliente, estomáquica, hepática, tenífuga, umectante, vermífuga.
 
É uma planta rústica, anual, ramificadas pelo chão, com dois grupos de flores que só se abrem pela manhã – as masculinas, portadoras de pólen, em maior número; e as femininas, com o ovário bem saliente, insinuando os frutos que vão nascer. Se não houver a polinização, esses frutos secam e caem.


 
Foto: Flor masculina 




 Foto: Flor feminina 

 
A Abobrinha se desenvolve melhor em clima quente. Por não suportar baixas temperaturas, indica-se o seu cultivo entre 20°C a 27°C. Por gostar de boa luminosidade, a abobrinha pode ser cultivada em locais ensolarados ou em sombra parcial.



Foto: Abobrinha - Embrapa

 
A propagação é feita pela semeadura direta. As mudas também podem ser produzidas em bandejas de isopor e em viveiros com proteção de plástico e quando formarem pelo menos três folhas definitivas, você poderá transplantá-las para o local definitivo (cova).


LEIA TAMBÉM:


Aprenda como plantar berinjela - com passo a passo e dicas para plantar em vaso e canteiro

 
Dados gerais:
 
Espécie: Abobrinha (Curcubita pepo L.)

Época de Plantio: É uma planta anual, portanto pode ser plantada o ano todo.

Solo: O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, e de ph entre 6,5 e 7, se necessário faça correção com calcário. Irrigue para deixar o solo sempre úmido, mais não encharcado

Clima: A abobrinha cresce melhor em clima quente, sendo que a temperatura média ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima recomendada para o plantio é de 15°C, pois a planta não suporta geadas e baixas temperaturas.

Colheita: Ocorre em até 45 a 80 dias após o plantio em covas.

Área mínima: Pode ser plantada em canteiros/covas.



 
PLANTANDO:
 
Preparo da terra: 

 
- Os canteiros/covas devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.

- Os canteiros/covas devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

 


Foto: Canteiro sendo preparado - Embrapa


- Coloque de 2 a 3 sementes por cova. As covas deverão ter, em média, 2 cm de profundidade, e respeitar o espaçamento entre covas que pode variar de 90cm x 90cm a 1m x 1m, dependendo do tipo escolhido.



Foto: Sementes 


- As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor, em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes que disponha. (Embrapa 2007)
Podem ser reutilizadas as bandejas de ovos.




Foto: Sementeira de material reciclado


- Se plantadas em sementeiras, devem ser replantadas no local definitivo assim que tiverem 3 a 4 folhas.




Foto: Muda com 3 ou 4 folhas


Adubação:
 
- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- Sugere-se fazer 2 aplicações de cobertura com NPK.
 



LEIA TAMBÉM:

Aprenda como plantar repolho - com passo a passo e dicas para plantar em vaso ou na horta



Cuidados:
 
- Como outras cucurbitáceas, as aboboreiras são monoécias, ou seja, são plantas que apresentam flores masculinas e flores femininas separadas, embora cada planta tenha os dois gêneros de flores. Flores masculinas produzem pólen e não formam frutos. Flores femininas têm um ovário inferior que lembra uma minúscula abobrinha e este se desenvolve no fruto quando a flor é polinizada.
 
- A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos. Se não houver abelhas e não houver formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves, transferindo o pólen das flores masculinas para as flores femininas. Outra alternativa é colher algumas flores masculinas e esfregar levemente as anteras carregadas de pólen destas flores no estigma das flores femininas.
 
- Capina, desbaste, eliminação de plantas com vírus, aplicação de defensivos agrícolas, se necessário, para controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

10.1%
6.0%
8.1%
3.2%
8.5%
30.2%
6.0%
10.9%
5.2%
3.2%
5.6%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp