-
Em um novo conceito de exposição na Agritechnica deste ano, a Jonh Deere está demonstrando sua posição de liderança em agricultura de precisão na Future Technology Zone.
A empresa apresentou nove diferentes produtos e projetos de pesquisa nas áreas de eletrificação, autonomia por meio da automação e inteligência artificial voltada para a agricultura. Estes projetos demonstram como a atividade poderia funcionar de forma ainda mais sustentável no futuro.
O trator utilitário compacto com emissão zero
Além do alto desempenho, os clientes se beneficiam de custos de manutenção muito baixos. As aplicações potenciais são principalmente onde são necessários baixos níveis de ruído e operação livre de emissões.
Autonomia por meio da automação
O novo conceito de trator autônomo da John Deere é uma unidade de acionamento elétrico muito compacta com acessório integrado. O trator tem uma potência total de 500 kW e pode ser equipado com rodas ou esteiras.
Com capacidade de carga entre 5 a 15 toneladas, dependendo da aplicação, ele foi projetado para ajudar a reduzir a compactação do solo.
Devido ao seu acionamento elétrico, não há emissões operacionais e os níveis de ruído são extremamente baixos. Outras vantagens incluem baixo desgaste e custos de manutenção.
Este trator tem direção semiautônoma e está equipado com pulverizador de colheitas integrado.
Usando uma câmera embutida, é possível trabalhar em plantações em linha - por exemplo, aplicando fertilizantes e outros produtos em árvores frutíferas.
Para que o usuário não fique exposto a agentes possivelmente tóxicos o enchimento do tanque do pulverizador ocorre de forma totalmente automática, apenas acoplando ao tanque de abastecimento.
Grande drone de pulverização - VoloDrone
O VoloDrone foi desenvolvido em conjunto pela John Deere e a Volocopter, ele tem um diâmetro de 9,2 metros é movido por 18 rotores.
Ele tem uma unidade elétrica com baterias de íon de lítio substituíveis. Uma carga de bateria permite até 30 minutos de voo, e o VoloDrone pode ser operado remotamente ou automaticamente, desde que haja em uma rota pré-programada.
A estrutura do drone é equipada com um sistema flexível de fixação de carga útil padronizado.
Isso significa que diferentes dispositivos podem ser montados na estrutura, dependendo da aplicação. Para proteção da cultura, o grande drone é equipado com dois tanques de líquido, uma bomba e uma barra de pulverização.
Graças à baixa altura de vôo, pode ser alcançada uma cobertura de área muito grande de até 6 ha/h.
A empresa demosntrou ainda o funcionamento de novas tecnologias, como uma versão menor do Drone pulverizador com um tanque de 10,6 litros, com um scanner de ervas daninhas e um pulverizador de colheitas, permitindo que as ervas daninhas sejam examinadas do ar e, em seguida, controladas especificamente.
O tempo de voo com a bateria totalmente carregada é de 30 minutos.
A principal vantagem desse drone é a aplicação precisa de agrotóxicos, o que reduz significativamente as quantidades utilizadas. Também é possível pulverisar do ar, independentemente das condições do solo.
Pulverizador Autônomo
Este novo pulverizador autônomo tem um tanque de pulverização de 560 litros. A alta distância ao solo de 1,9 m e a direção nas quatro rodas o tornam extremamente versátil, enquanto as esteiras minimizam a pressão sobre o solo e aumentam consideravelmente a janela de operação.
Inteligência artificial
A tecnologia See & Spray, câmeras de alta resolução capturam 20 imagens por segundo. Com base nas imagens e na inteligência artificial, o sistema reconhece a diferença entre as plantas cultivadas e as ervas daninhas para que as plantas individuais possam ser tratadas especificamente.
Com esta nova geração de controle de ervas daninhas, o uso de pesticidas pode ser bastante reduzido.