03/04/2021 às 14h56min - Atualizada em 03/04/2021 às 14h56min

Aprenda como plantar couve - com passo a passo e dicas

A rainha do Detox é importante em dietas, e além disso existem estudos que comprovam que a ingestão deste vegetal pode auxiliar na prevenção de doenças como o câncer, auxiliar no trânsito intestinal, no bom humor e no combate a úlceras gástricas e anemia. Além de possuir antioxidantes, que são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

Emerson Luis de Mesquita
Embrapa
A couve é originária da costa do Mediterrâneo onde é cultivada desde antes de Cristo. Em terras americanas foi introduzida pelos colonizadores europeus. Hoje ela é cultivada no Brasil inteiro, tanto que nosso prato mais famoso, a feijoada é servida acompanhada de uma deliciosa couve refogada.
 
O vegetal é rico em vitaminas E, K e C e os minerais cálcio, magnésio, fósforo, selênio e ferro, presentes na couve, fazem com que esse vegetal se torne uma importante arma contra diversas doenças.

Temos várias espécies de Manteiga verde lisa, Manteiga verde crespa, Manteiga roxa e Gigante. Dentre as variedades citadas, a couve-manteiga é a mais plantada por serem mais tenras, enquanto que a couve gigante tem as folhas muito mais desenvolvidas.


Foto: Couve em vaso - hortaliças em pequenos espaços


A Couve é uma planta herbácea, com tempo indefinido de produção. Possui o caule ereto, por vezes longo, com folhas grandes, coriáceas, coloração verde-claro a escuro conforme a variedade e pode atingir cerca de 60 a 1 metro de altura.

Em clima frio, o desenvolvimento da couve mostra-se ser bem melhor. Costuma-se plantá-la, em regiões de clima tropical, durante o outono-inverno. Ela pode ser cultivada em todo o país, desenvolve-se melhor em condições de alta luminosidade, com a incidência de sol direto.

O plantio pode ser realizado por meio de sementes ou por meio de mudas retiradas de plantas adultas. As mudas, também conhecidas como rebentos, são retiradas do caule da planta mãe. Com 20 centímetros ou mais, retire-os principalmente da lateral da base da planta, enraizando-os nas mesmas condições e com iguais insumos utilizados nas sementes.

Quando plantadas em sementes plante-as diretamente na horta. Há, ainda, a possibilidade de plantá-las em sementeiras de onde deverão ser retiradas e transplantadas para o local definitivo ao atingirem 10 cm de altura aproximadamente.

A Couve pode ser semeada em caixotes com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelada e úmida. Dê atenção especial ao solo onde a planta será cultivada pois, para o seu desenvolvimento ela precisará que ele seja bem drenado e fértil.

A planta vai muito bem em também em vasos e hortas em pequenos espaços.
 
Dados gerais
 
Espécie: Couve (Brassica oleracea)

Época de Plantio: É uma planta anual, portanto pode ser plantada o ano todo.

Solo: Sem que o solo fique encharcado, para evitar danos às raízes e o surgimento de doenças, mantenha-o sempre úmido. Por isso, o ideal é que o solo seja bem drenado, além de fértil, com boa disponibilidade de matéria orgânica e pH entre 6 e
7,5.

Clima: Há cultivares de couve que toleram temperaturas altas, mas a preferência é pelo clima ameno ou frio, que permite plantio durante o ano inteiro. O desenvolvimento da hortaliça se dá melhor em locais com alta luminosidade, inclusive com incidência direta dos raios solares, porém, com sombreamento parcial.

Colheita: Ocorre em até 60 dias após o replantio e cerca de 90 dias em caso de semeadura em canteiro.

Área mínima: Pode ser plantada em canteiros e até mesmo ser cultivada em vaso e até em caixotes desde que estes tenham no mínimo 25cm a 30cm de profundidade.

Cuidados Corte a ponta do caule principal para que a couve mantenha altura e tamanho adequados para o manuseio e a colheita, além de favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais. Como medida sanitária, retire folhas descoloridas, murchas ou com sinais de ataques de pragas.

PLANTANDO:
 
Preparo da terra: 

- Os canteiros/covas devem ser cavados até a profundidade de 15cm a 20cm, quebrados os torrões e catadas as pedras, raízes, cacos de telhas, entre outros.



Foto: Canteiro/cova sendo preparado

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- É melhor planta-la em sementeiras, fazendo sucos de 0,5cm na terra distantes 5cm entre si e então lance a semente, deve transplantar para o local definitivo quando as mudas atingirem de 10cm a 15cm de altura. As sementes germinam entre 8 e 10 dias após plantadas.



Foto: Sementeira de couve para produção de mudas


- As sementeiras podem ser feitas em bandejas próprias de plástico ou isopor, em copinhos plásticos de 200ml ou outros recipientes que disponha. (Embrapa 2007)



Foto: Sementeiras utilizando materiais reciclados

- Evite áreas propensas ao encharcamento, para reduzir doenças nas raízes.

- Para cultivares comuns, os espaçamentos devem ser de 50 centímetros entre as plantas e de 1 metro entre linhas. Irrigue as hortaliças diariamente de manhã ou final da tarde, dependendo do clima e tipo de solo.



Foto: Mudas devem ser plantadas distante 50cm entre elas e 1 metro entre linhas


- Cerca de 12-16 semanas depois do plantio das sementes, as couves já poderão ser colhidas. Nunca retire todas as folhas do caule. Procure deixar, pelo menos, alguns brotos.
 
Adubação:

- Os canteiros devem ser adubados cerca de 15 a 20 dias antes do plantio definitivo. Sugere-se incorporar ao canteiro esterco curtido de bovino (10 litros por metro quadrado de canteiro), esterco curtido de galinha (05 litros por metro quadrado de canteiro);

- Sugere-se fazer 2 aplicações de cobertura com NPK.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se você é produtor rural, qual a sua principal atividade agrícola?

11.3%
5.2%
8.5%
3.8%
8.5%
31.9%
6.6%
10.8%
3.8%
2.8%
4.2%
2.8%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp